O início de carreira de Arce no Cerro Porteño

Por Kauan Sousa
Foto: Arquivo

Arce no início de carreira

Neste dia 2 de abril, o ex-jogador paraguaio Arce completa 50 anos de idade. Hoje técnico do Cerro Porteño, o ex-lateral-direito, que teve passagens de sucesso em Grêmio e Palmeiras, iniciou sua carreira no clube em que hoje é treinador.

Francisco Javier Arce Rolón nasceu em Paraguarí, no Paraguai, em 2 de abril de 1971. Começou a trajetória como jogador nas categorias de base do Cerro Porteño. Em 1989, se destacando com 18 anos, foi alçado na equipe principal.

Ainda no início da carreira, sem ter certeza de que daria certo no futebol, conciliou seus treinos com as aulas do curso de economia na Universidade. Porém, logo se destacou e virou um dos grandes nomes do Cerro Porteño. Outro destaque daquela equipe era o zagueiro Gamarra.

No Cerro Porteño, ele ficou por cinco anos e conquistou três campeonatos paraguaios: em 1991, 1992 e 1994. No clube de Assunção, que rivaliza com o Olímpia na briga para ver quem o maior do país, foi dirigido por Antônio Lopes, que passou a indicar para times brasileiros.

Com isto, ele se transferiu para o Brasil, para jogar no Grêmio, por três anos, e logo de cara conquistou a Libertadores de 1995. Também foi campeão da Recopa Sul-Americana e do Brasileiro de 1996, a Recopa Sul-Americana de 1996, até aí todos com Luiz Felipe Scolari, e a Copa do Brasil de 1997, já sob o comando de Evaristo de Macedo.

Felipão foi para o Japão ao final de 1996, ficou seis meses, e no segundo semestre de 1997 foi para o Palmeiras. No início de 1998, pediu o lateral-direito paraguaio e a Parmalat, que geria o futebol profissional do clube, o atendeu. Chiqui foi para o Verdão e conquistou títulos como a Copa do Brasil de 1998, Copa Mercosul do mesmo ano e a Libertadores de 1999.


No final de 2002, deixou o Alviverde, que foi rebaixado no Brasileirão, e foi para o Gambá Osaka do Japão, ficando uma temporada no time. Em 2004 voltou para o seu país de origem para defender o Libertad e em 2006 se aposentou como jogador no 12 de Octubre.

Três anos depois da aposentadoria como atleta, Arce se tornou treinador, iniciando no Rubio Ñu. Em seguida comandou a Seleção Paraguaia, onde não foi bem em duas passagens. Chegou a dirigir o rival Olímpia e hoje Chiqui Arce comanda o Cerro Porteño.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações