Há 10 anos, Santos vencia América do México e abria curta vantagem nas oitavas da Libertadores

Por Lucas Paes
Foto: Ricardo Saibun/Santos FC

Ganso fez o gol da vitória santista

O dia 27 de abril de 2021 marca um decisivíssimo Santos e Boca para o Peixe na Libertadores. Há 10 anos, por essa mesma competição, Santos e América se enfrentavam na Vila Belmiro e um gol de Paulo Henrique Ganso deixava o Alvinegro Praiano com uma vantagem curta para o jogo de volta no México. Resultado que faria muita diferença na segunda partida.

O Alvinegro Praiano chegava ao jogo cheio de moral depois de bater o São Paulo sem nenhum tipo de piedade na semifinal do Paulistão, após o sufoco da fase de grupos da Libertadores. O América, líder, curiosamente teve campanha até pior que a do Santos em números, mas era um dos primeiros colocados. Assim, a ida foi na Vila Belmiro.


Travado no meio de campo, o jogo tinha poucos lances ofensivos de um lado ou de outro, tanto que Rafael trabalhou primeiro no jogo num chute de longe de Oliveira, apenas aos 29 do primeiro tempo. Pouco depois, Danilo tentou de longe e parou em Ochoa. Foi só a partir daí que o Peixe se libertou mais no jogo. Aos 31', o mesmo Danilo chutou perto do gol de Ochoa e seis minutos depois, Ganso recebeu de Neymar e chutou de fora da área para marcar um belo gol. A etapa inicial terminou mesmo em 1 a 0.

Na etapa complementar, logo aos dois minutos, Zé Eduardo perdeu boa chance após passe de Ganso. Depois disso, o Peixe seguiu tentando e teve seu lance mais perigoso com Jonathan, aos 29', recebendo passe dentro da área e tendo seu gol certo evitado por um desvio de um jogador mexicano. Sem conseguir buscar o segundo, o time brasileiro saiu da Vila Belmiro com uma vantagem mínima e perigosa. 


O segundo jogo ocorreria uma semana depois, no México, mas não no Azteca. Naquela altura, ninguém sabia, mas supersticiosamente, o Santos, que jogou na terça-feira, evitaria uma amaldiçoada quarta-feira onde todos os brasileiros seriam eliminados, abrindo o caminho para o tricampeonato e tornando o Alvinegro Praiano o grande favorito ao título.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações