FPF e MP avançam em protocolo com testes de Covid-19 nos dias dos jogos

Com informações do GE
Foto: Rodrigo Corsi / FPF

Sede da FPF

Em reunião na noite desta quarta-feira, a Federação Paulista de Futebol e o Comitê de Crise Covid-19 do Ministério Público Estadual avançaram em aperfeiçoamentos no protocolo sanitário para se chegar a um acordo para a volta do futebol em São Paulo. Uma das mudanças que devem ser implementadas é a obrigação de realização, nos dias dos jogos, de testes de detecção da Covid-19.

A nova versão será encaminhada nesta quinta ao MP, que, com base nela, avaliará se as razões que fundamentaram a recomendação de suspensão do futebol permanecem atuais. De todo modo, a liberação da atividade esportiva é decisão do Governo do Estado por meio de outro decreto.

Uma nova reunião está prevista para esta quinta-feira. Em caso de acordo, há expectativa de que partidas já sejam realizadas no sábado, desde que com concordância do governo estadual.

Nas últimas semanas, Federação Paulista e Ministério Público vinham trabalhando em modificações nos protocolos de controle da pandemia no futebol. O MP sugeriu, entre outras medidas, testes de Covid realizados uma hora antes de cada partida, sugestão que a Federação Paulista, inicialmente, achou difícil de ser aplicada.

Enquanto isso, a FPF esboçava uma tabela para a retomada do futebol, com jogos ainda nesta semana. Mas tudo dependia de uma sinalização positiva do MP e do governo estadual.

Uma outra questão que entrou em debate foi a possibilidade de levar ao Tribunal de Justiça Desportiva os atletas que infringirem as regras de isolamento estipuladas. Neste cenário, aconteceu o episódio envolvendo o atacante Luiz Adriano, do Palmeiras. Mesmo com resultado positivo para Covid, ele foi a um supermercado e atropelou uma pessoa na saída do local. Acabou multado pelo clube.


O Campeonato Paulista está paralisado desde 15 de março, depois de o governo estadual anunciar que São Paulo entraria na fase emergencial do plano de combate à propagação da Covid. Inicialmente, a pausa iria até o dia 30 de março, mas depois foi estendida a 11 de abril.

A Federação Paulista de Futebol, insatisfeita com a paralisação, passou a arquitetar formas de manter o campeonato em andamento. O máximo que conseguiu, porém, foi levar dois jogos a Volta Redonda-RJ: Mirassol 0 x 1 Corinthians, pela quinta rodada, e São Bento 1 x 1 Palmeiras, pela terceira.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações