Em entrevista à CBN, governador João Doria confirma o retorno do Paulistão

Com informações da Rádio CBN
Foto: divulgação Governo SP

Doria confirmou o retorno dos jogos de futebol

O governador de São Paulo, João Doria, confirmou, em entrevista ao Jornal da CBN nesta sexta-feira (9), a retomada do Campeonato Paulista. De acordo com o tucano, o Ministério Público encaminhou ontem um documento com um novo protocolo contra o coronavírus que foi aceito pelo Centro de Contingência da Covid-19. O anúncio oficial deve ser feito em coletiva de imprensa no começo da tarde hoje.

O futebol está proibido em São Paulo desde o dia 15 de março, quando entrou em vigor o plano emergencial de combate à propagação da Covid no Estado. Inicialmente, o prazo ia até 30 de março. Depois, foi estendido a 11 de abril.

Até agora, foram realizadas as primeiras quatro rodadas (de um total de 12) e um jogo da quinta na primeira fase do Estadual. Após a proibição, duas partidas foram levadas para Volta Redonda-RJ: Mirassol 0 x 1 Corinthians, justamente o único jogo da quinta rodada já disputado, e São Bento 1 x 1 Palmeiras, pela terceira rodada.

Nas últimas semanas, Federação Paulista e Ministério Público vinham trabalhando em modificações nos protocolos de controle da pandemia no futebol. O MP sugeriu, entre outras medidas, testes de Covid realizados uma hora antes de cada partida – sugestão que a Federação Paulista, inicialmente, achou difícil de ser aplicada. A sugestão alternativa foi realizar os testes no dia dos jogos.

Enquanto isso, a FPF esboçava uma tabela para a retomada do futebol, com jogos ainda nesta semana. Mas tudo dependia de uma sinalização positiva do MP e do governo estadual.

Uma outra questão que entrou em debate foi a possibilidade de levar ao Tribunal de Justiça Desportiva os atletas que infringirem as regras de isolamento estipuladas. Neste cenário, aconteceu o episódio envolvendo o atacante Luiz Adriano, do Palmeiras. Mesmo com resultado positivo para Covid, ele foi a um supermercado e atropelou uma pessoa na saída do local. Acabou multado pelo clube.

Outras questões da Covid-19 - Doria também disse que vai cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal que suspende a realização de missas e cultos religiosos. "Se você desobedecer a Suprema Corte você desconsidera a existência da Justiça no Brasil. Se a Corte Suprema do país decidiu pela manutenção da restrição para cultos em igrejas, templos ou qualquer outro tipo de manifestação celebrativa, nós vamos seguir", disse. O governador afirmou, no entanto, que as igrejas e os templos continuam abertos para os fiéis, que podem frequentar os ambientes sem formar aglomerações.

Em relação ao risco de apagão de vacinas, Doria afirmou que não há interrupção na produção dos imunizantes por falta do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo). "Tanto é que na próxima segunda-feira estaremos fazendo a entrega de mais 1 milhão de doses da vacina do Butantan", garantiu. O governador também afirmou que o Instituto Butantan deve começar a fabricar a CoronaVac totalmente no Brasil a partir de dezembro. Ele lembrou que os brasileiros precisarão ser imunizados todos os anos contra a covid-19.


O tucano ainda defendeu a instalação da CPI da Covid-19 e disse não temer um debate político com influência eleitoral no colegiado. Ele evitou, no entanto, falar da possibilidade de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações