Brasileirão Feminino A1 2021 começa neste sábado

Arte: O Curioso do Futebol


Começa neste sábado, dia 17, a edição de 2021 do Campeonato Brasileiro Feminino A1. São 16 equipes lutando pelo título da competição, que tem o Corinthians como atual campeão, e fugindo das quatro posições de rebaixamento para a A2 de 2022.

Confira os participantes:

Esporte Clube BAHIA


Recém chegado a Série A1, o Tricolor de Aço terá nesse primeiro momento como principal objetivo a permanência na primeira divisão. Recentemente, as tricolores se reforçaram, trazendo mais alguns nomes para a equipe. Uma perda muito sentida pela equipe soteropolitana foi a atacante Gadu, artilheira do time em 2020, mas deixou a equipe no início do ano. A estreia do Bahia é contra o Botafogo.

BOTAFOGO de Futebol e Regatas


Após ser vice campeão da Série A2 em 2020 e acabar com a hegemonia do Flamengo no campeonato carioca em 2021, o Botafogo vem embalado para jogar a principal divisão do futebol feminino. A equipe do Fogão manteve jogadoras como as goleiras Rubi e Ingrid Sabino, a lateral esquerda Laura Marín, a zagueira Karen Bender e as atacantes Bia Santos e Kamilla Sotero. O alvinegro também se reforçou trazendo a goleira Mayara, a lateral e ponta de lança direita Mylena Carioca, a zagueira Thamires Ferreira, a volante Cris e a atacante Brendinha.

Sport Club CORINTHIANS Paulista


O clube alvinegro da capital, atual campeão paulista feminino e semifinalista da Taça Libertadores feminina em 2020, também vem como atual campeão da Série A1 do Campeonato Brasileiro da categoria, vem embalado para conquistar o segundo título seguido da competição. O Timão conseguiu manter jogadoras como a goleira Paty, a lateral direita Katiuscia, as zagueiras Giovanna Campiolo e Érika, a meia central Andressinha e a centroavante e ponta de lança direita Cacau. A equipe se reforçou trazendo a goleira Kemelli e as atacante Miriã e Jheniffer.

CRUZEIRO Esporte Clube


Depois do 10º lugar no Brasileirão do ano passado, o Cruzeiro perdeu o estadual para o Atlético Mineiro, que está na A2 do Nacional. A equipe vem sendo comandada por Marcelo Frigério, que tem como primeiro objetivo se manter na elite do futebol feminino do país, para depois buscar vaga no mata-mata. Porém, as Cabulosas estão com uma equipe jovem, que não está entre as favoritas da competição.


Associação FERROVIÁRIA de Esportes


A Ferroviária vem para o Brasileirão 2021 em busca do terceiro título da competição, depois de ter conquistado a Libertadores pela segunda vez na história. A equipe comandada pela técnica Lindsay Camila tenta não se acomodar com as os títulos do último ano. As guerreiras de Grená vinham se preparando para o campeonato na Argentina, por conta das restrições da pandemia em Araraquara. De acordo com a técnica a ideia é manter o estilo de jogo e melhorar os erros, além de adequar os novos reforços a maneira da Ferroviária jogar.

Clube de Regatas do FLAMENGO


Após terminar na nona colocação e não conseguir se classificar para as oitavas de final da edição passada, o Flamengo busca se recuperar nesta temporada. A equipe rubro-negra não conseguiu manter grande parte do seu elenco que disputou a competição anterior perdendo oito atletas. Manteve em seu elenco atletas como as goleiras Gabi Croco e Kaká, as zagueiras Cida e Renata Diniz, a lateral Débora Sorriso, a meia Carlinha e as atacantes Thalita e Flávia. O Mengão repôs contratando sete atletas. São elas: a goleira Yasmin, a zagueira Stella, a lateral direita Jissele, a meia Andressa Dedê, e as atacantes Andressa Lodi, Dani Ortolan e Rhaizza.

GRÊMIO de Foot-ball Porto-Alegrense


Força em crescimento no futebol feminino, o Imortal Tricolor fez um bom Brasileirão Feminino em 2020, terminando sua campanha eliminado pelo Corinthians, futuro campeão, nas quartas de final. Para 2021, os gremistas mantiveram alguns destaques, principalmente a atacante Eudmilla, artilheira do time em 2020, e ainda teve a chegada da experiente Andreia Rosa. Por mais que sonhar com o título seja um pouco difícil, as gremistas tentarão chegar novamente ao mata-mata em 2021.

Sport Club INTERNACIONAL


As Gurias Colorada, na temporada 2020, fizeram uma boa primeira fase, terminando em terceiro, mas caindo para o Avaí Kindermann nas quartas-de-final. Para 2021, o Inter perdeu a artilheira Byanca Brasil, que foi para o Santos, mas trouxe alguns reforços, como a capitã da Seleção Uruguaia, Ximena Velazco. O time deve utilizar algumas jogadoras da base, que estão sempre as primeiras colocadas nas competições nacionais.


AVAÍ Futebol Clube - Sociedade Esportiva KINDERMANN


Finalista em 2020, o Avaí Kindermann perdeu o título para o Corinthians e vem para o Brasileirão 2021 após ter disputado a Libertadores e ter sido eliminado na fase de grupos da competição. Para o campeonato nacional a equipe vem com três perdas importante no elenco, a lateral Bruna Calderan e as meias Duda Santos e Júlia Bianchi. Na quinta colocação do ranking da CBF de clubes o Avaí Kindermann vem para a temporada em busca do título brasileiro inédito.

MINAS BRASÍLIA Tênis Clube


O Minas Brasília conseguiu um grande feito na temporada 2020 ao conseguir se manter na elite do futebol nacional, onde agora terá um rival regional, o Real, para quem perdeu o último título Candango. O Minas Brasília vem apostando em uma equipe jovem, mas de qualidade e espera alcançar resultados maiores que o da temporada passada.

Associação NAPOLI Caçadorense


Campeã da Série A2 do ano passado, batendo o Botafogo na decisão, a Napoli Caçadorense está disposta a surpreender ainda mais e brigar para ficar entre as melhores colocadas na elite do futebol feminino brasileiro. Apesar de ter perdido algumas atletas, como a goleira Dida, a esperança é que a equipe faça um bom papel, com Carina Bossetti dirigindo a equipe.

Sociedade Esportiva PALMEIRAS


Sem nenhuma conquista na temporada e eliminado na semifinal do Brasileirão 2020, o Palmeiras vem para o Brasileirão 2021 com o elenco reformulado. O time contratou 12 jogadoras entre elas a lateral Bruna Calderan, a meia Duda Santos, a atacante Chú e a jogadora da Seleção Brasileira Bia Zaneratto, além de ter promovido oito jogadoras da base que disputaram o Brasileirão sub-18. Com essa reformulação as palestrinas vão em busca do título inédito da competição.


REAL BRASÍLIA Futebol Clube


Time que recebeu a atacante Gadu como reforço, o Real Brasília também subiu em 2020. O jovem time tenta repetir o bom desempenho de 2020, mas terá inicialmente também o objetivo de permanecer na primeira divisão. Reforço do time, a já citada Gadu é considerada o possível grande destaque do time no Brasileirão Feminino. O Real Brasília estreia na competição diante do Cruzeiro.

SANTOS Futebol Clube


Um dos mais tradicionais clubes do futebol feminino brasileiro e sul-americano, o Santos vem de alguns anos muito aquém dos desempenhos que sua tradição e tamanho cobram. Para isso, as Sereias terão Christiane Lessa como nova treinadora e trouxeram para o elenco jogadoras como a ótima Byanca Brasil. Com um elenco que soma valores conhecidíssimos como as atacante Christiane e Kethlen, junto à jovens promessas como a boa Analuyza, as pretensões das alvinegras para 2021 são bem diretas: o título.

SÃO JOSÉ Esporte Clube


Vindo de uma campanha mediana e tendo terminado em 11º colocada na primeira fase da competição na temporada passada, o São José busca fazer uma campanha melhor nesta edição. A equipe do interior de São Paulo manteve jogadoras como a zagueira e lateral direita Vitória Pelé e a centroavante Fernanda Tipa. Se reforçou trazendo atletas como a goleira Renata May, a lateral direita Evellyn Marques, a zagueira Letícia Fagundes, a meia central Ionara e a atacante Juliana Oliveira.

SÃO PAULO Futebol Clube


Terceiro colocado em 2020, após ser eliminado na semifinal, o São Paulo vem para a sua segunda participação na história do Brasileirão A1, com a permanência do técnico Lucas Piccinato. O clube renovou o contrato de 16 atletas, além de ter promovido jogadoras da base e contratado seis novas atletas para o elenco que disputará a competição . O tricolor paulista inicia a sua trajetória em busca do título inédito, contra o Grêmio, jogando dentro de casa.



REGULAMENTO

O campeonato seguirá a fórmula do ano anterior, sendo disputado em quatro fases: na primeira fase os 16 clubes jogaram no modelo de pontos corridos, em turno único. Os oito primeiros se classificaram para as quartas-de-final e os quatro últimos foram rebaixados para a Série A2. Nas quartas-de-final, os clubes se enfrentaram no sistema eliminatório (“mata-mata”) classificando-se o vencedor de cada grupo. Na semifinal, os clubes se também se enfrentaram no sistema eliminatório classificando-se o vencedor de cada grupo para a final, onde, por fim, os dois clubes se enfrentaram também no sistema eliminatório para definir o campeão.
  1. Primeira fase: 16 clubes jogam todos contra todos em turno único
  2. Segunda Fase: Jogos de ida e volta em sistema eliminatório
Confira a tabela completa da competição aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações