Big Six oficializa saída da Superliga Europeia e causa suspensão da iniciativa

Por Lucas Paes
Arte: Evening Standard

O Big Six da Premier League

Como esperado, o restante do Big Six do futebol inglês, ou seja, Chelsea, Arsenal, Liverpool, Manchester United e Tottenham, seguiu o Manchester City e anunciou sua saída da Superliga Europeia. Praticamente de maneira coletiva, o anúncio ocorreu em notas variadas durante a tarde da última terça-feira, dia 20. Com a ruptura, a nova entidade anunciou suspensão das atividades para que o modelo seja repensado.

A entrada dos gigantes da Inglaterra na iniciativa gerou protestos maciços de torcedores e de ex-jogadores e jogadores. As partidas de Liverpool e Chelsea neste meio de semana geraram protestos das torcidas, incluindo a presença de Peter Cech no dos Blues e fizeram com que começassem os rumores da desistência de todos os clubes grandes ingleses da iniciativa. Não demorou muito para que os times da Terra da Rainha optassem pela desistência.

Num movimento mais claro, o capitão do Liverpool, atual campeão inglês, Jordan Henderson, convocou uma reunião com todos os capitães dos clubes da Premier League e postou nas redes sociais sobre sua discordância da iniciativa, iniciativa seguida pelo elenco Red. A mensagem, curta, dizia que "Nós não concordamos e não queremos que aconteça. Essa é nossa posição coletiva. Nosso comprometimento com este clube e seus torcedores é absoluto e incondicional. Vocês nunca caminharão sozinhos.". Desde ídolos da torcida, como Henderson e Van Djik até novatos como Kabak postaram a imagem.

A iniciativa de Henderson não foi o único protesto de jogadores da própria Premier League sobre a questão da Superliga. Outro jogador bastante ativo em reinvindicações e figura carimbada em cobranças pelos menos privilegiados, Rashford, do Manchester United, postou uma foto do Old Trafford num banner que dizia "Futebol sem torcedores não é nada". Seguindo ao crescimento dos rumores da saída dos ingleses, Sterling, Gary Neville e outras figuras fizeram postagens em suas redes sociais.


Curiosamente, antes mesmo do Chelsea, o primeiro time a se posicionar sobre a saída da Superliga foi o Arsenal, que inclusive "pediu desculpas aos torcedores pelo erro". Na sequência, pouco após Di Marzio confirmar, todos os clubes restantes postaram notas oficiais seguindo a inciativa de saída da Superliga. A relação, porém, no caso de todos eles, com os torcedores, ficará estremecida. No caso particular de Liverpool e Manchester United, este segundo onde ocorreu inclusive a renúncia de um diretor e problemas maiores internos, parece não ter retorno.

A ausência do Big Six fez com que os planos da superliga perdessem muita força e ficou muito claro que os planos teriam de ser suspensos. A entidade confirmou tal especulação em nota oficial, dizendo que os ingleses foram pressionados à sair e que haverá um replanejamento do projeto. Resta saber, agora, se a Superliga pode ressurgir como uma possível nova Liga dos Campeões ao lado da própria UEFA.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações