Adhemar na NFL? Quase aconteceu!

Foto: divulgação

Adhemar no time de futebol americano do São Caetano

O ex-atacante Adhemar Ferreira de Camargo Neto está completando 49 anos neste 27 de abril de 2021. O jogador de chute fortíssimo, que fez história no São Caetano (é até hoje o maior artilheiro da história do Azulão) quase jogou também no futebol da bola oval, o futebol americano, e ainda na principal liga: a National Football League, a NFL.

Adhemar começou a carreira no Estrela de Porto Feliz, sua cidade natal. Depois, passou por São José, São Bento e chegou no São Caetano em 1997. Em 2000, foi um dos destaques do Azulão na campanha do vice-campeonato da Copa João Havelange. Depois, jogou no Sttutgart, da Alemanha, Seongnam (Coreia do Sul), Yokohama F. Marinos, além de retornos ao São Caetano.

Ao encerrar a carreira em 2006, um empresário norte-americano do Tampa Bay Buccaneers, time tradicional da NFL, veio ao Brasil trazer uma proposta à Adhemar. O empresário ao saber da potência do chute do atleta brasileiro, e ao saber do interesse de equipes rivais da NFL, veio pessoalmente com a intenção de levá-lo para atuar como o kicker do time na temporada 2007.

Nos testes realizados, Adhemar em dez tentativas acertou nove, em chutes de 50 jardas (da metade do campo), um feito só comparado aos maiores astros da NFL. impressionado com o que viu, o Tampa Bay Buccaneers fez uma proposta oficial, e ofereceu o que seria um dos melhores contratos da liga na época.

Tudo estava bem encaminhado, e Adhemar seria o primeiro brasileiro a ser um profissional da NFL, mas o negócio esfriou na parte burocrática, pois o jogador teria que obrigatoriamente frequentar uma escola de kicker por três meses, e não poderia levar a família, já que neste período ainda não teria visto de trabalho, apenas de estudante. Por este motivo, Adhemar declinou do convite, e optou em ficar no Brasil.

Em 2012, época em que já treinava intencionando retomar a carreira pelo Serrano, onde fez apenas um jogo, o atleta em uma entrevista afirmou que gostaria de volta a flertar com a NFL. Porém, aos 40 anos, um contrato nos moldes anteriores já não seria provável levando em conta a média baixa de idade dos atletas da NFL nas últimas 3 temporadas.

Adhemar ainda chegou a ser anunciado pelo Lemense, em 2012, não chegou a jogar e encerrou de vez a carreira. O atacante / kicker chegou a participar de jogos por alguns times brasileiros de futebol americano, mas nada muito sério. O sonho de se tornar o primeiro atleta brasileiro a jogar na NFL não se concretizou.

Cairo Santos - O primeiro jogador nascido no Brasil a atuar na NFL foi Cairo Santos, em 2014, pelo Kansas City Chiefs. Experiente, o brasileiro, nascido em Limeira, disputou três temporadas completas pela franquia que é a atual campeã da liga. Em seguida, ele passou por Chicago Bears, Tampa Bay Buccaneers e Tennesse Titans. Na temporada atual, voltou ao Chicago Bears e assumiu a titularidade após a lesão de Eddy Piñeiro.

Na lista de atletas relacionados para o time reserva do Miami Dolphins está o cuiabano Durval Queiroz Neto, de 28 anos, mais conhecido como Duzão. Ele começou a carreira jogando como defensive tackle, um dos jogadores que tem o objetivo de derrubar o quarterback adversário. No entanto, logo após chegar aos Dolphins, ele passou a atuar como guard, defendendo o quarterback na linha ofensiva. Embora esteja de contrato renovado, Duzão ainda espera por uma chance no time titular do Miami.


Filhos de brasileiros na NFL - Além dos dois brasileiros que conseguiram entrar na NFL, outro jogador que representa o país é o kicker Rodrigo Blankenship, do Indianapolis Colts. Nascido na Georgia, ele é filho de uma brasileira, e seus avós maternos ainda vivem em Pernambuco. Aliás, durante a infância, ele chegou a treinar no Náutico. Mas acabou seguindo carreira no futebol americano.

O Brasil também esteve presente no título do Seattle Seahawks no Super Bowl de 2014, graças ao right tackle Breno Giacomini. Filho de brasileiros de Governador Valadares, Minas Gerais, ele nasceu em Massachusetts e também jogou por Green Bay Packers, New York Giants e Houston Texans.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações