Uma homenagem para Luizinho, o Pequeno Polegar, na estreia de Edmundo pelo Corinthians em 1996

Por Ricardo Pilotto
Foto: Gazeta Press

Luizinho em 1996, quando foi homenageado e entrou em campo pelo Timão com 65 anos

O jogador mais que mais venceu títulos pelo Sport Club Corinthians Paulista, Luizinho, também conhecido como Pequeno Polegar, estaria completando 91 anos neste 7 de março de 2021 se estivesse vivo. O atleta foi um ídolo do clube alvinegro da capital paulista. Em 1996, quando tinha 65 anos, atuou cinco minutos pelo Timão, em um amistoso contra o Coritiba, que marcava a estreia de Edmundo.

Nascido na cidade de São Paulo, Luís Trochillo começou passou por dois times tradicionais de várzea em São Paulo. Após este período, em 1949, Luizinho foi para o Corinthians. Ficou no alvinegro até 1960, quando se transferiu para o Juventus. Em 1963, Luizinho voltou ao Corinthians e permaneceu no clube até 1967, ano em que se aposentou.

Em 25 de janeiro de 1996, aniversário da cidade de São Paulo, Luizinho se tornou o jogador mais velho a entrar em campo com a camisa do Corinthians. Com 65 anos, ele voltava a atuar no gramado do Pacaembu em uma partida amistosa contra o Coritiba, que também marcava a estreia de Edmundo pelo clube da capital paulista. Luizinho entrou em campo por cinco minutos.

Antes do início do jogo, Pequeno Polegar falou sobre sua despedida. "A emoção é grande. Estou muito feliz. Muito obrigado por toda essa homenagem" disse ele. "É difícil, estou emocionado. É difícil falar alguma coisa. O coração bate mais forte agora. Já fazem 30 anos mais ou menos que eu não piso no Pacaembu. Dá para correr uns 5 minutinhos". Neste amistoso, Pequeno Polegar começou como titular e ficou até os cinco minutos da primeira etapa, dando lugar a Edmundo. O resultado final foi 2 a 1 para o Corinthians.


No dia 18 de janeiro de 1998, na cidade de São Paulo, o jogador mais vitorioso da história do Corinthians faleceu com 67 anos. Luizinho teve complicações respiratórias e acabou não resistindo. No tempo em esteve no Corinthians conquistou ao todo 21 títulos e hoje, é o segundo jogador que mais vestiu a camisa do clube, ficando atrás apenas de Wladimir.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações