TAS pune Carlos Stein e evita rebaixamento do Alianza Lima no Peru

Foto: AFP

Alianza Lima evitou rebaixamento nos tribunais

Rebaixado no Campeonato Peruano da temporada 2020, após fazer péssima campanha, o Alianza Lima vinha desde a confirmação do descenso apelando para tribunais para evitar a queda, apoiado com certa razão nos regulamentos financeiros que deveriam punir o Carlos Stein. Agora, os Grones obtiveram uma vitória definitiva no Tribunal Arbitral do Esporte, o TAS, obrigando a Liga Peruana a retornar o clube a primeira divisão e rebaixar o Stein.

A situação toda tem origem já na confirmação do rebaixamento, em dezembro de 2020. O Alianza brigou rodada à rodada contra o Carlos Stein para conseguir permanecer na primeira divisão, apresentando já no ato da queda uma apelação ao departamento de Concessão de Licenças da Liga Peruana. Porém, o pedido foi ignorada, o que fez o Alianza ir ao TAS.

Depois de meses, o júri do TAS decidiu que o Íntimo tinha razão em suas alegações. Assim, o tribunal determinou que se cumpra imediatamente a perda de dois pontos e o rebaixamento devido a falha do Carlos Stein de cumprir com as obrigações contratuais com seus jogadores, descumprindo assim o artigo 76.1 do regulamento. Portanto, a pontuação do Stein cai para 25 pontos, contra 27 do Alianza, o que salva o segundo maior campeão peruano.

Agora, o problema cai sobre a cabeça da Federação Peruana de Futebol, que começou o campeonato no último final de semana, tendo o Carlos Stein inclusive jogado contra o Alianza Atlético e tendo um jogo marcado contra o Deportivo Municipal no sábado. A entidade máxima do futebol do país ainda não se pronunciou sobre como agirá.


Não é a primeira vez que o TAS contraria uma decisão de confederação local em seu julgamento. Um dos casos recentes e mais famosos ocorreu na conhecida eliminação do Santos para o Independiente, na Libertadores de 2018, quando o tribunal suíço deu razão a argumentação do Alvinegro Praiano de que a "culpa" seria da Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol.

Porém, a decisão daquele caso acabou não mudando nada efetivamente na competição, servindo apenas para tecnicidades de ranking de clubes. No caso do Campeonato Peruano, a decisão mudará efetivamente a competição, já que o Alianza terá de ser retornado a primeira divisão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações