O meia brasileiro Douglas no Sporting

Foto: arquivo

Douglas passou três temporadas no Sporting

Wiliam Douglas Menezes, ou simplesmente Douglas, está completando 58 anos neste 17 de março de 2002. Um dos grandes jogadores de meio-de-campo surgidos na década de 80 no futebol brasileiro, ele foi revelado pelo Cruzeiro e jogou no Sporting, de Portugal, entre 1988 e 1991. 

Douglas foi lançado no time principal do Cruzeiro em 1982 e logo se destacou, indo para a Seleção Brasileira no ano seguinte. Apesar de cotado, ficou de fora da Copa de 1986 e das Olimpíadas de 1988, este por contusão. Depois de uma rápida passagem pela Portuguesa, ele foi uma das “unhas do leão” de Jorge Gonçalves. Proveniente de Belo Horizonte, o brasileiro chegou ao Sporting com o rótulo de craque.

Não era um número 10, mas também não era um “carregador de piano”, tinha várias particularidades que o faziam com que não passasse despercebido. O seu aspecto, aparentemente desleixado, meias completamente para baixo e camisola fora dos calções, contrastavam com a sua postura em campo.

De uma entrega grande, aliada a uma boa técnica que possuía, foi um autêntico patrão no meio campo juntamente com Silas, no final da década de 80 e início da década de 90, em Alvalade. Um príncipe como alguns lhe chamavam.

Douglas era igualmente um pouco temperamental. Em um jogo em Alvalade e farto da nossa imprensa desportiva, que implicava com o seu aspecto, rapou completamente a cabeça, subiu as meias e colocou a camisola para dentro, mas foi só nesse jogo.

Dos muitos bons jogos que fez, na memória fica aquele jogo contra o Vitesse, pela Taça da UEFA, em que o Sporting venceu por 2 a 1, com dois gols de Douglas. Apesar de ter feito grandes jogos pelo time de Alvalade, faltou um título com a camisa verde e branca.


Em 1991, voltou ao Cruzeiro, fazendo parte do time bi-campeão da Supercopa da Libertadores. Em 1995, deixou a Raposa e foi para a Ponte Preta, onde encerrou a carreira naquela temporada, com 32 anos. Depois, chegou a se arriscar como treinador e atualmente é fazendeiro em Minas Gerais, no ramo suinocultor. Reside em Belo Horizonte e possui dois filhos, Pedro e Marcela.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações