Nova proposta visa integrar o futebol uruguaio

Com informações do Ovación
Foto: divulgação OFI

Lavalleja foi o campeão da Copa Nacional OFI em 2019. Em 2020 não houve torneio

O Futebol Uruguaio, atualmente, é dividido entre a Associação Uruguaia de Futebol (AUF), que organiza as três divisões nacionais, sendo as duas primeiras profissionais, e a Organização de Futebol do Interior (OFI), que realiza a Copa Nacional de clubes dos times do interior e os torneios regionais. Os times da OFI não entram nas divisões nacionais da AUF, mas há uma proposta que pode integrar o futebol do país.

Uma proposta foi apresentada à OFI e à Secretaria Nacional de Esportes: a Copa Uruguai da Integração, que reuniria quatro clubes da Copa Nacional da OFI e mais quatro da Divisão Amadora da AUF, o terceiro escalão do futebol.

O plano foi traçado por dois homens há muito tempo ligados ao futebol do interior, Andrés Zunin e Pablo Curbelo, além do ex-futebolista Martín Parodi eo jornalista Fernando Sinsolo. Esta proposta já está nas mãos da Comissão de Calendário do OFI para análise.

De acordo com esta iniciativa, essas oito equipes disputariam este torneio após terminarem os respectivas competições, em novembro e dezembro já deste ano, por eliminação direta. O campeão subiria à Segunda Divisão Profissional e o vice-campeão disputaria um playoff contra o penúltimo classificado do segundo profissional.

Os times da velha “C” que participariam seriam do segundo ao quinto do torneio, já que o campeão do torneio da Primeira Divisão Amadora vai direto para o Segundo Profissional. Pela OFI, os participantes da Copa Uruguai da Integração seriam os quatro primeiros de sua Copa A de Clubes.

Nos dois anos subsequentes (2022 e 2023) haveria mais cotas de promoção, para as quais a Segunda Divisão Profissional agregaria um clube por ano até que fosse composta por 14 clubes no terceiro ano. Os clubes da OFI que ingressam na Segunda Divisão Profissional do esporte devem apresentar um projeto institucional à AUF e à OFI.

Zunini comentou com que o plano começou a ser traçado em outubro pensando em um sistema "viável e aperfeiçoável" para que as instituições do interior possam ter acesso ao profissionalismo da forma mais direta possível, sem que isso signifique "um salto no vazio".


Ele lembrou que a integração do futebol em todo o país é uma exigência da FIFA , apesar da qual não existem regras formalmente estabelecidas para facilitá-la. “Acho que a Copa da Integração do Uruguai pode despertar interesse, conseguir o apoio dos municípios e das ligas, e gerar motivação tanto nos jogadores do interior quanto nos do 'C'”, disse.

Em 2020, a OFI não organizou a Copa Nacional de Clubes, por conta da pandemia de coronavírus, a Covid-19. O último campeão foi o Lavalleja de Minas, em 2019, e se a Copa Integração já tivesse sido colocada em prática, a equipe teria a chance de subir para a Segunda Divisão Profisisonal da AUF.

Vale lembrar que há uma outra propostas de cruzamento entre as equipes da AUF e OFI, que só não foi concretizada em 2020 por conta da Covid-19: a Copa Uruguaia, que daria ao vencedor uma vaga na Copa Sul-Americana e contaria com os times do interior.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações