Clássico entre Celtic e Rangers tem protesto antirracista no pré-jogo

Foto: Sky Sports

Brown e Kamara se abraçam antes de clássico

Recentemente, o futebol europeu foi balançado pelas acusações de racismo do finlandês Kamara contra Kudela, do Slavia Praga. Seguindo a repercussão desses fatos, as equipes de Celtic e Rangers decidiram não se ajoelhar como um protesto conjunto contra o racismo, no Old Firm que aconteceu na manhã deste domingo, dia 21, no Estádio Celtic Park.

O Rangers já entrou em campo campeão escocês e com isso o jogo acabou não envolvendo tanta disputa quanto em situações normais. O placar acabou terminando em 1 a 1 com dois gols no primeiro tempo. Elyounussi abriu o placar para os alviverdes enquanto Morelos empatou para os comandados de Steven Gerrard, um placar que não mudou muita coisa na classificação do campeonato.

Ao invés de se ajoelhar, como tradicionalmente é feito o protesto antirracista, as duas equipes seguiram em pé, enquanto ambos os capitães também se mantiveram de pé lado a lado no centro do campo. Segundo o ex-capitão do Liverpool, que hoje comanda o Rangers: "Eu conversei com meu capitão ontem e os dois capitães tomaram a decisão de permanecer de pé lado à lado e o resto do time decidiu seguir a iniciativa". Treinador do Celtic, John Kennedy ressaltou a importância da iniciativa, que vai de problemas "muito além do futebol" e que o esporte "é uma plataforma para enviar uma mensagem forte".

No sábado, tanto o Motherwell quanto o Dundee United tomaram a mesma decisão em seus jogos pelo Campeonato Escocês, com as equipes também permanecendo em pé em protesto contra o racismo, nas partidas contra Aberdeen e Kilmarnock, respectivamente.


A acusação de racismo aconteceu no jogo de quinta-feira, onde o Rangers acabou eliminado da Liga Europa pelo Slavia. As ofensas partiram, segundo Kamara, do defensor Kudela, do Slavia e resultaram em discussões e brigas que se ampliaram no vestiário do jogo, causando cenas de confusão raras em torneios europeus.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações