A triste história do galês Robbie James

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images

James atuando pelo Stoke City

O País de Gales não é exatamente um dos grandes reveladores de jogadores pelo mundo, mas as frias terras pertencentes ao Reino Unido já revelaram alguns nomes no mínimo interessantes, como o craque Giggs, ídolo do Manchester United ou o atual Gareth Bale, de boa passagem pelo Real Madrid. Entre as histórias de jogadores galeses, temos a curiosa e triste trajetória de Robbie James, que faria 64 anos neste dia 23 e teve um trágico fim em 1998.

James nasceu em Gorseinon, na região de Swansea e começou a carreira justamente no Swansea, que há alguns anos atrás figurou na Premier League. Ele estreou na temporada 1972/1973 e em pouco tempo virou titular do time, sendo um dos destaques do acesso a terceira divisão e posteriormente à primeira chegada a Football League, primeira divisão inglesa da época, onde jogavam, obviamente, alguns times galeses. Na primeira temporada no topo, o time foi bem e o próprio James marcou 14 gols. Nessa época chegou à Seleção Galesa, onde jogou por 10 anos até 1988 fazendo 46 jogos e marcando 7 gols.

Com a queda dos Swans, após dez anos no clube local, James acabou negociado com o Stoke City. Depois do Stoke, jogou pelo Queens Park Rangers, onde foi vicê campeão da Copa da Liga Inglesa e pelo Leicester City, numa época onde os Foxes distavam de ser a força que são hoje, antes de retornar ao seu time de origem. A partir daí, rodou por alguns clubes galeses, como o Cardiff, onde foi campeão da terceira divisão inglesa em 1992/1993, antes de chegar ao Llanelli.

O Llaneli já era o último clube em que James pretendia jogar, já que tinha já seus quase 40 anos. Sua trajetória não era exatamente ruim, mas era basicamente a trajetória comum de um bom jogador do País de Gales, que conseguira momentos de destaque na carreira e se tornou ídolo do seu clube de origem, o Swansea. Em 1998, porém, uma tragédia tirou drasticamente a vida de Robbie James.


Já atuando como treinador e jogador, em 18 de fevereiro de 1998, ele estava em campo pelo Llanelli em um jogo contra o Porthcawl quando teve um mal súbito no gramado e faleceu instantaneamente. A notícia, surpreendente e triste, pegou de surpresa torcedores do Swansea e o futebol britânico como um todo. Ele tinha apenas 40 anos.

Curiosamente, seu único título efetivamente como jogador foi justamente a terceira divisão inglesa vencida quando jogava pelo Cardiff. De resto, ficaram os acessos pelo Swansea e o vice da Copa da Liga no QPR. Recebeu algumas homenagens póstumas, como um busto no Liberty Stadium e o nome de Robbie James Hall Of Fame, no Hall da Fama dos Swans.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações