O gol de Mário Tilico que deu ao São Paulo o título do Brasileiro de 1991

Com informações do São Paulo FC
Foto: Abril Imagens

O lance do gol de Mário Tilico, camisa 16

O ex-atacante Mário Tilico está completando 56 anos neste 23 de março de 2021. Em 5 de junho de 1991, o jogador foi importantíssimo para o São Paulo FC, marcando o gol da vitória sobre o Bragantino, no primeiro jogo da decisão do Brasileirão daquele ano. Como o segundo jogo foi 0 a 0, aquele tento acabou sendo o do título.

No Morumbi, com 67.759 pagantes presentes à primeira partida da final do Brasileiro de 1991, o Tricolor começou arrasador, desperdiçando duas boas oportunidades logo nos minutos iniciais, com Bernardo, que chutou em cima do goleiro Marcelo, e com Macedo, em lance incrível e após bela jogada de Raí. O atacante driblou o arqueiro, tranquilamente, mas arrematou na trave!

Aos 27 minutos ocorreu o fato que decidiria o título: Mário Tilico, o talismã, entrou no lugar de Elivélton, contundido. A primeira etapa, porém, acabou da mesma forma que começou, 0 a 0, com o Bragantino controlando melhor o meio de campo e impedindo a velocidade dos ataques de Müller, Macedo e Tilico. Em verdade, até perdendo chances claras de gol, salvas por Zetti e Ricardo Rocha, este, em cima da linha.

A fase complementar se deu como o início do primeiro tempo, com o Tricolor dominando e partindo para cima. A defesa bragantina ruiu e sucumbiu à pressão aos quatro minutos. Bola no alto da área do ataque são-paulino e Bernardo cabeceou no travessão. Müller tentou o voleio, mas a bola passou direto, chegando aos pés certeiros de Mário Tilico, que estufou às redes com força – mandando a bola junto ao pé da trave direita do goleiro –, marcando o gol que daria a vitória ao São Paulo FC. A comemoração esfuziante de Mário Tilico refletiu a sensação de que aquele seria o gol do título!


Até a realização da primeira partida, não estava definido o local da realização do segundo embate. Ficou decidido que o confronto final seria mesmo no acanhado Estádio Marcelo Stéfani – atual Nabi Abi Chedi. Apesar de contar com a torcida rival quase dentro do campo, os jogadores tricolores não se intimidaram. 

Sem Elivélton, contundido, Telê avançou Cafu para meia-direita e colocou Zé Teodoro na lateral, não permitindo que o Bragantino encontrasse espaço para jogar. Curiosamente, a decisão de atuar em um campo pequeno em nada ajudou ao time da casa. O 0 a 0, em 9 de junho, garantiu o título ao Tricolor.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações