15 de março - Um ano dos últimos jogos com público no futebol paulista

Foto: Marcos Freitas / Mirassol FC

Torcida no José Maria de Campos Maia, no Mirassol 1 x 0 Santo André: último jogo com público

15 de março de 2020. Dia movimentado no futebol paulista. Aconteciam dois jogos da Série A1, quatro da A2 e mais um da A3. As notícias de que a pandemia mundial de coronavírus já eram muito fortes e as conversas nos bastidores eram de que o futebol iria parar. Porém, exatamente um ano depois, ninguém imaginaria que aquele seria o último dia com a presença de público nos estádios.

Na Série A3, terceiro estágio do futebol paulista, aquele domingo previa apenas o último jogo da 11ª rodada da primeira fase da competição. Às 10 horas, a bola rolou para a partida onde o Olímpia foi derrotado, no Estádio Maria Tereza Breda, pelo Noroeste, por 3 a 1.

Pelo Paulistão A2, era o início do fechamento da segunda rodada. Três jogos começaram às 10 horas, sendo todos com público. No Ulrico Mursa, em Santos, a Portuguesa Santista perdeu para o São Caetano, por 3 a 1, no Tenente Carriço, em Penápolis, o Penapolense era derrotado pelo São Bento, por 2 a 1, e na Arena Plínio Marin, em Votuporanga, o Votuporanguense vencia o Sertãozinho por 3 a 0.

Às 11 horas daquele domingo, 3.710 pessoas pagaram ingresso para ver a vitória do Mirassol, por 1 a 0, sobre o Santo André, no José Maria de Campos Maia, pelo Paulistão A1 2020. Mal sabiam aquelas pessoas que eles seriam os últimos torcedores que puderam ver sua equipe na arquibancada, no futebol paulista, em um ano. Neto Moura foi o último jogador a comemorar um gol junto com a torcida.

Na tarde daquele domingo ainda aconteceram dois jogos, mas ambos sem público, já que na cidade de São Paulo já estava proibido a presença de torcedores. Pela A2, a Portuguesa venceu o Rio Claro, por 1 a 0, e pela A1, o Corinthians empatou com o Ituano em 1 a 1. O último jogo do futebol paulista antes da paralisação foi na segunda-feira, dia 16, onde o Guarani venceu a Ponte Preta por 3 a 2. Porém, Campinas também já estava com a proibição e o derby da cidade aconteceu sem público.

Foram três meses sem a bola rolar em São Paulo. Os jogos da Série A1 voltaram em 22 de julho, uma quarta-feira, mas com a presença de público proibida e um protocolo rígido de proteção à Covid-19 para quem iria trabalhar na partida. Na A2, as partidas retornaram em 19 de agosto e na A3 em 18 de setembro, mas todos jogos de lá para cá sem torcedor.


No estado de São Paulo ainda aconteceram jogos do Paulista Sub-20, Copa Paulista, Segunda Divisão Paulista, Campeonato Brasileiro, nas quatro séries, Libertadores da América, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil. Todos, sem exceção, não tiveram presença de torcedor.

Os jogos da temporada 2020 avançaram em 2021. Desde o final de fevereiro, a bola rolou para o Campeonato Paulista, nas três principais séries, sem público. E nesta segunda-feira, dia 15, exatamente um ano depois dos últimos jogos com público em São Paulo, os eventos esportivos no estado foram paralisados novamente. E como os casos de Covid-19 no Brasil estão em alta, fica difícil saber quando o torcedor vai poder voltar ao estádio.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações