Sir Steve Matthews - Uma longínqua lenda do futebol

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Sir Stanley Matthews foi gigante na história do futebol

Há 21 anos, o futebol inglês, mas principalmente, o futebol mundial, perdia uma de suas grandes lendas. Se não um enorme craque, não uma lenda no nível de Messis, Pelés e Ronaldos, mas um craque histórico, talvez o primeiro grande atleta no futebol e até poucos anos atrás o jogador mais velho à atuar profissionalmente no esporte bretão. o inglês Stanley Matthews, que virou Sir e nos deixou no dia 23 de fevereiro de 2000.

Nascido em 1915, Matthews era filho de um boxeador e desde cedo teve o esporte em sua vida. Torcedor do Port Vale na infância, decidiu aos 13 anos que gostaria de virar jogador de futebol, mas já desde mais novo treinava dribles e fintas em sua casa. Desde novo, já era parte de selecionados escolares ingleses e chegou a jogar à frente de 20 mil pessoas ainda adolescente, no que seria a "base". Depois de uma temporada excelente nos juvenis do Stoke City, subiu ao profissional com 17 anos.

Estreou pelo profissional dos Potters em 1932, numa vitória de 1 a 0 sobre o Bury. Fez seu primeiro gol profissionalmente em 1933, diante do Port Vale, numa vitória por 1 a 0. A partir de 1933, começa a explodir e virar um dos grandes jogadores da Inglaterra, driblador e artilheiro nos primeiros anos, depois virando um criador ótimo, de bom drible, passe e cruzamento. Depois do Stoke, passou vários anos no Blackpool, depois retornou ao Stoke City e ainda passou pelo Toronto City, onde encerrou a carreira aos 50 anos. Sim, 50 anos.

Matthews só foi tão longe jogando pois cuidava da preparação física como nenhum atleta de seu tempo fazia. Uma espécie de Cristiano Ronaldo da sua era neste aspecto, vivia treinado e regulando seu corpo para estar sempre bem preparado para um futebol que era muito mais violento nos anos 1930. Sua qualidade e determinação eram tamanhas que ganhou a primeira edição da Bola de Ouro da France Football, aos 41 anos de idade, em 1956. Se aposentou nove anos depois, no Toronto City, aos 50 anos, sendo seu recorde de jogador de futebol mais velho da história batido apenas por Kazu Miura.


Ao longo de 33 anos de serviços ao futebol, Matthews atuou por 849 vezes e marcou 90 gols ao longo de sua carreira, passando a jogar mais no meio de campo ao longo de sua trajetória. Ganhou duas vezes a segunda divisão inglesa no Stoke City e uma vez a FA Cup com o Blackpool, com seus títulos não refletindo o garbo do que era sua capacidade futebolística.

Considerado uma das maiores lendas da história do esporte bretão, Matthews da nome à escolas, a sessões de museus e à outros diversos tipos de homenagens que recebeu. Foi condecorado com a Ordem do Império Britânico, sendo o primeiro jogador de futebol à receber tal honraria, ainda em 1957. Depois de uma carreira como treinador, Stanley nos deixou em 2000, passando a fazer parte do plano dos eternos, título que ele já tinha desde sempre.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações