Nonato e a coleção de títulos com o Cruzeiro

Por Luiz Lordello
Foto: arquivo

Nonato foi o capitão do Cruzeiro no título da Copa do Brasil de 1996

Neste 23 de fevereiro de 2021, Raimundo Nonato da Silva, conhecido carinhosamente como Nonato, completa 54 anos de idade. Ex-futebolista brasileiro, um dos jogadores que mais vezes vestiu a camisa do Cruzeiro (338 jogos em sete anos e 22 gols marcados), é um dos principais ídolos no clube, principalmente por sua liderança e títulos conquistados na década de 90.

Nonato nasceu em 1967, começando a jornada do futebol como lateral, no clube amador Baraúnas, em Mossoró, sua cidade natal. Ficou lá até 1988, quando foi emprestado ao ABC, de Natal. Em fevereiro de 1989, foi contratado pelo clube. Um ano depois de ter seu passe comprado, foi emprestado ao Pouso Alegre, de Minas Gerais, onde disputou o campeonato Mineiro daquele ano.

No segundo semestre, o Pouso Alegre contratou o jogador, que, em sequência foi emprestado ao Cruzeiro, para a disputa do Campeonato Brasileiro. Se destacando na lateral esquerda, em janeiro de 1991, a raposa comprou o seu passe ao Pouso Alegre, onde iniciou uma grande história no clube, como ídolo e capitão, defendendo até a seleção Brasileira em 1993.

Quando chegou ao Cruzeiro, mesmo com jogadores renomados na mesma posição (Eduardo, ex-Fluminense, e Paulo César, ex-Grêmio), Nonato conseguiu conquistar rapidamente a condição de titular do time, permanecendo desde 1991 até 1997 na vaga. Em 1998, deixou a lateral esquerda da raposa, quando foi transferido ao Fluminense.

Seus principais triunfos, foram defendendo a camisa do Cruzeiro, time em que conquistou 14 títulos, entre eles, campeão da Libertadores em 1997, Supercopa Libertadores em 1991 e 1992, Copa do Brasil em 1993 e 1996, sendo a segunda em cima do Palmeiras e com ele de capitão. Essa disputa a mídia já apontava como título para equipe alviverde.


O final de sua carreira, foi marcado pela volta ao ABC de Natal, "pendurando as chuteiras" em 2002, com 35 anos. A partir de 2003, começou a investir na carreira de técnico, onde trabalhou por três anos nas categorias de base do clube da Toca da Raposa. Depois, foi auxiliar de Toninho Cerezo no Guarani-SP e no Al-Shabab, dos Emirados Árabes Unidos.

De volta ao Brasil, no segundo semestre de 2008, Nonato foi convidado pelo Cruzeiro para divulgar o projeto "Confraria", que visava à abertura de franquias de bares temáticos do clube pelo interior de Minas Gerais.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações