O último jogo de Arthur Friedenreich pela Seleção Brasileira

Foto: arquivo

Arthur Friedenreich, na frente, se despediu da Seleção Brasileira em 1935

A Seleção Brasileira tem muitos ídolos. O primeiro deles tinha nome "gringo", mas com a bola no pé fazia jus à fama que o 'escrete canarinho' ganhou anos depois. Arthur Friedenreich foi o grande nome do futebol brasileiro nos anos 10 e 20 e em 24 de fevereiro de 1935 se despedia do selecionado nacional em uma vitória sobre o River Plate, por 2 a 1, de virada, em São Januário, no Rio de Janeiro.

Nascido em 18 de julho de 1892, em São Paulo, Arthur Friedenreich esteve presente no primeiro jogo da história da Seleção Brasileira, diante do Exceter, da Inglaterra, em 1914. A idolatria nacional viria cinco anos mais tarde. Grande craque do Brasil no Sul-Americano de 1919, disputado no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro (RJ), El Tigre foi importantíssimo durante a campanha, com quatro gols, e marcou o tento na grande decisão com o Uruguai, na prorrogação da partida, que garantiu o primeiro grande título do Brasil no futebol. Repetiu a dose em 1922, com outro título continental.

Porém, naquele longínquo 24 de fevereiro de 1935 ele já estava afastado da Seleção Brasileira por longos 10 anos. Muita política, principalmente na convocação para a Copa do Mundo de 1930, fizeram com que El Tigre não tivesse muitos mais jogos pelo escrete nacional. Mesmo assim, com 42 anos, ainda fazia boas apresentações pelo São Paulo e por isto teve direito a sua despedida.

Friedenreich começou no banco de reservas aquele jogo contra o River Plate. Aliás, o time argentino saiu na frente naquele dia, com Osvaldo Landoni, aos 17 minutos de jogo. Porém, ainda no primeiro tempo, mais precisamente aos 32 minutos, Nena empatou para o Brasil, levando a partida para o intervalo com o placar apontado 1 a 1.


No segundo tempo, a Seleção Brasileira conseguiu a virada, com Orlando Rosa, aos 22 minutos. No final da partida, Arthur Friedenreich entrou no lugar de Carvalho Leite, que já havia substituído Petronilho de Britto. Os poucos minutos foram suficientes para o primeiro grande craque brasileiro se despedir da então camisa branca da seleção.

Aquele ano foi o último da carreira de Friedenreich. Ele saiu do São Paulo e ainda fez alguns jogos pelo Santos e Flamengo, até pendurar as chuteiras. Na Seleção Brasileira, segundo a CBF, fez 23 jogos e marcou 10 gols. O ex-craque veio a falecer em 6 de setembro de 1969, quando tinha 77 anos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações