Narrador de rádio do Rio Grande do Sul chama Lucas Braga de "crioulinho"

Com informações do GE.com
Foto: Eduardo Moura/ge.globo

Lucas Braga no jogo contra o Grêmio

O narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal, se referiu ao atacante Lucas Braga, do Santos, que é negro, como "crioulinho" durante o empate por 3 a 3 com o Grêmio, nesta quarta-feira, em Porto Alegre (assista ao vídeo no fim do texto). A ofensa pode ser enquadrada como crime de injúria racial.

Durante uma conversa com o repórter que acompanhava a partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Grêmio, Haroldo perguntou. "Aquele crioulinho que está lá na ponta esquerda do time do Santos, quem é ele?".

O repórter, então, respondeu que era o Lucas Braga. E Haroldo de Souza respondeu. "Ah, o Lucas Braga que está caído lá. É o moreno, né? Moreno, cidadão de cor, numa boa".

De acordo com o dicionário Michaelis, crioulo significa "indivíduo descendente de europeus, nascido em uma das colônias de ultramar; Aquele que nasceu escravo em países sul-americanos, por oposição aos africanos que já chegaram escravizados a esses países; Diz-se de ou indivíduo da raça negra nascido na América, por oposição ao originário da África; Diz-se de ou negro nascido no Brasil".
Em nota, o Santos repudiou o que disse o narrador:

O Santos FC não vem por meio desta apenas lamentar ou repudiar os termos racistas utilizados pelo narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal.

Não cabem mais lamentos ou notas de repúdio sobre racismo em pleno 2021. Cabe ação e mobilização.

O Clube, através de seu Departamento Jurídico, tomará medidas cabíveis, da mesma maneira esperamos uma reação efetiva do veículo de comunicação empregador desse senhor e da própria comunidade que compõe a audiência de tal rádio.

É no silêncio, na omissão, na relativização frente ao preconceito que o racismo cresce silenciosamente e se estabelece de forma estrutural em nossa sociedade.

Basta de tolerância com racismo! Basta!

A empresa que gerencia a carreira de Lucas Braga, a MMC Sports, repudiou o comentário considerado racista em uma rede social.
A MMC repudia veementemente a maneira com a qual seu atleta, Lucas Braga, foi referido em transmissão oficial da Rádio Grenal no jogo entre Santos e Grêmio nesta quarta-feira.

Nos sentimos enojados de ter de responder a uma situação como essa, inexplicável em todos os sentidos. Acreditamos ser um extremo absurdo a forma com a qual o locutor Haroldo de Souza se referiu ao atleta, proferindo pronomes racistas e o fazendo com naturalidade.

A MMC reafirma que estará ao lado de seu atleta, prestando todo o apoio necessário, e endossando qualquer ação que Lucas Braga queira tomar nesse momento.

E, mais uma vez, repudiamos a atitude e reforçamos que atos racistas não devem ser tolerados por ninguém, e que não basta o repúdio e o nojo a atos desse tipo, temos de tomar uma posição antirrascista contra todos os atos dessa forma e gênero.

Estamos contigo, Lucas Braga.

Veja a fala do narrador 

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações