Bahia 2 x 1 Fluminense - Em 1989, o maior público da história da Fonte Nova

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O Bahia venceu o Fluminense na semifinal do Brasileirão de 1988

Há quase 32 anos, no dia 12 de fevereiro de 1989, a Fonte Nova estava simplesmente abarrotada para receber um jogo decisivo para um dos melhores times da história do Bahia. Com grande campanha, o Tricolor de Aço disputava naquele ensolarado inicio de noite de domingo em Salvador a semifinal do Campeonato Brasileiro de 1988, que invadiu o ano seguinte. Nas arquibancadas, 110 mil pessoas se amontavam para torcer pelo tricolor, o maior público da história do estádio (e do estado da Bahia). 

Na primeira partida, disputada no Maracanã, os tricolores de Salvador haviam segurado o ímpeto do Fluzão e saíram com um excelente 0 a 0 de um Maracanã que não recebeu naquele dia um grande público. Tudo caminhava para que Bobô, Charles e cia levassem de novo o Tricolor de Aço à uma final de um campeonato nacional, quem sabe para repetir o feito de 1959.

Curiosamente, no início do jogo, o Fluminense não se intimidou com a massiva presença de torcedores do Bahia, num estádio que ainda tinha uma multidão na parte de fora sem conseguir entrar. Logo aos 2 minutos, Washington aproveita a bobeira da defesa do Bahia e gira para marcar o primeiro gol. O time carioca segue buscando o ataque e até chega perto de marcar o segundo, mas vê, aos 20 minutos, Bobô empatar o duelo em uma cabeçada mortal após linda cobrança de falta de Tarantini. Explosão da maioria dos 110 mil presentes no estádio. 

Na etapa final, quem quase chegou ao gol primeiro foi o Fluminense, num cruzamento despretensioso de Romerito em que Ronaldo acabou falhando. Paulinho chutou em cima de Tarantini, que adicionava um "gol defensivo" à sua incrível assistência no gol de Bobô. Pouco depois, num rápido contra-ataque, o Bahia chegou ao segundo. Paulo Robson tentou cruzar e acabou parado pela defesa carioca, mas o rebote sobrou nos pés de Gil, que soltou um petardo rumo as redes para explodir a Fonte Nova. Ainda houveram chances para o terceiro, mandando inclusive uma bola na trave, mas o placar de 2 a 1 bastou para a classificação.


Ao final do jogo, ficou a festa da torcida do Bahia, que assistia o time se classificar à final da competição. Na decisão, o Tricolor de Aço bateria o Inter, vencendo por 2 a 1 na Fonte Nova e segurando o zero no Beira Rio, ficando com o título daquele Campeonato Brasileiro, surpreendendo muitos que esperavam uma conquista colorada. 

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações