A triste realidade do Botafogo

Por Lula Terras
Foto: Vitor Silva

Eduardo Barroca foi demitido neste sábado

Derrotado, em casa, pelo Sport Club do Recife, por 1 a 0, na última sexta-feira, dia 5, no Engenhão, o Botafogo carioca é o primeiro clube a ter confirmado seu Rebaixamento para a Série B, do Campeonato Brasileiro de 2021, com início previsto para o mês de maio.

Reconhecido como uma das principais agremiações brasileiras, principalmente nas décadas de 50 e 60, quando rivalizava com o Santos, de Pelé, o Botafogo dividia, com o Peixe, a hegemonia de ter seus principais craques convocados para o selecionado brasileiro, atletas do porte de um Didi, Nilton Santos, Garrincha, Amarildo, Jairzinho e Zagallo, entre outros.

O mais triste para seus torcedores é constatar ser este, o terceiro rebaixamento de sua história. A primeira queda de Divisão no Brasileiro ocorreu em 2002, depois em 2014 e agora, em 2020, volta a amargar mais uma página triste, em sua história, e o pior, é o único entre os 12 considerados grandes do futebol brasileiro a somar mais rebaixamentos do que conquistas de títulos nacionais. Seu único título brasileiro ocorreu em 1995, de triste memória para o torcedor santista, que responsabiliza o ex-árbitro Márcio Rezende de Freitas por não ter conquistado o caneco daquele ano.

Porém, mesmo com a polêmica da arbitragem no Pacaembu, naquele dezembro de 1995, não dá para negar que o Botafogo tinha um grandíssimo time. Na defesa, dois zagueiros de Seleção Brasileira, Wilson Gottardo e Gonçalves, no meio tinha o bom Leandro Ávila, o então promissor Beto (que só não teve uma carreira ainda melhor por conta de problemas extra-campo) e o eficiente Sérgio Manoel. No ataque, o forte Donizete e o goleador Túlio Maravilha. Em resumo, não dá para dizer que não tinha time para ser campeão.

Voltando à atual temporada, que foi atípica, mais pela pandemia do coronavírus, que interferiu diretamente, em praticamente todos os países, não pode ser, totalmente responsabilizada, pelo fiasco botafoguense. O clube, que acaba de demitir o treinador Eduardo Barroca, jogando na conta do treinador, a conta pelo rebaixamento.

Sob seu comando o Botafogo conseguiu até o momento, apenas 24 pontos ganhos, na lanterna da competição e sem chances de chegar a uma pontuação, que o livre do rebaixamento. Nesta passagem pelo Botafogo, Barroca tem o aproveitamento de pouco mais de 8% no comando. Nos últimos 12 jogos foram apenas uma vitória, um empate e 10 derrotas. O ex-meia Lúcio Flávio vai dirigir a equipe nas últimas rodadas.


A expectativa agora é saber, quem será o responsável por comandar o time no restante da atual competição, e durante a temporada de 2021, se volta ou não para a principal Divisão do futebol brasileiro. Um dos obstáculos, será ter pela frente, com o mesmo objetivo, outro grande clube, o Cruzeiro, que não teve a capacidade de garantir o retorno para a Série A. Enfim, são situações não condizentes com agremiações do porte de Botafogo e Cruzeiro. Aguardemos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações