A passagem de Lula Pereira pelo América Mineiro

Por Lucas Paes
Foto: Luiz Costa/Arquivo Hoje em Dia

Lula Pereira passou pelo América em 2001

Recentemente, o futebol passou por uma triste perda em seus quadros. Há alguns dias, nos deixou o ex-jogador e treinador Lula Pereira, pernambucano de Olinda que teve uma boa carreira como jogador antes de começar sua trajetória como treinador. Entre os diversos clubes que passou na carreira, marcou época no América Mineiro, onde foi o primeiro campeão do Campeonato Mineiro no século XXI e apenas o quinto após o decacampeonato.

Lula chegou ao Coelho substituindo Procópio Cardoso, que tinha passado por um desempenho ruim na Copa Sul-Minas e abriu o estadual com duas derrotas em sequência. Sua estreia ocorreria há quase 20 anos, no dia 12 de março daquele distante 2001, em partida diante da Caldense, que os americanos venceram por 2 a 1. Mal sabia ele mas aquela seria a arrancada para um título histórico.

Pereira assumiu um time do América que tinha diversos nomes formados em suas categorias de base, que tem um bom histórico de revelações e não muito tempo atrás de lá saiu um tal de Richarlison. Mas, seu início, apesar da primeira vitória, não foi fácil e o time se viu inclusive ameaçado por um inédito rebaixamento no estadual. Uma crise superada com surpreendentes 9 vitórias em 11 jogos que fizeram com que o Coelho deixasse para trás o pesadelo do rebaixamento e sonhasse com outro título.

A boa fase veio principalmente na marcante reação na segunda etapa do campeonato, onde o decacampeão venceu quatro partidas e perdeu duas, resultando numa classificação que deixou pelo caminho o ótimo Cruzeiro de Felipão. A final, contra o Galo teve uma surpreendente vitória por 4 a 1 americana no primeiro jogo e um 3 a 1 insuficiente para os atleticanos no segundo, com um gol de Alessandro que definiu o título no apagar das luzes. Lula conseguiu recuperar a confiança e fazer o América campeão mineiro de novo. 


No Brasileirão, porém, Lula acabou caindo após uma goleada para a Ponte Preta por 4 a 1 em pleno Independência. O Coelho não fazia boa campanha e acabaria de fato rebaixado naquele ano. Lula voltaria a treinar no início de 2002, quando assumiria o Flamengo. O pernambucano seguiu carreira até recentemente, quando foi em 2016 diretor de futebol no Ferroviário. Ele faleceu no último dia 7 devido a problemas cardíacos, vindo com a saúde já debilitada desde um AVC que havia sofrido em 2019.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações