Zetti no Fluminense em 2000

Foto: arquivo

Zetti e o famoso lance contra o Flamengo: falha ou falta?

Armelindo Donizetti Quagliato, ou simplesmente Zetti, está completando 56 anos neste 10 de janeiro de 2021. Revelado no Palmeiras, ídolo do São Paulo e com boa passagem pelo Santos, em 2000 ele desembarcou no Fluminense, onde não foi bem.

Zetti começou no Palmeiras, chegou a ser emprestado para Toledo e Londrina, ambos do Paraná, e quando se firmava no Verdão como titular, sofreu uma fratura na perna. Ao fim de seu contrato, o Alviverde o dispensou e ele foi parar no São Paulo, onde se recuperou, tomou a posição e conquistou tudo o que um jogador de um clube pode ganhar, sendo campeão de todos os títulos possíveis e tendo sido um dos três goleiros da Seleção Brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1994.

Em 1997, Zetti trocou o São Paulo pelo Santos, onde teve boa passagem, principalmente nos dois primeiros anos, onde foi campeão do Torneio Rio-São Paulo (1997) e Copa Conmebol (1998), além de boas campanhas no Brasileirão. Em 1999, assim como toda a equipe do Peixe, seu desempenho caiu e ao final da temporada não teve o contrato renovado.

Em 2000, o Fluminense trabalhava o seu "renascimento". Depois de três rebaixamentos consecutivos, sendo o primeiro deles com "virada de mesa", em 1999 o Tricolor começou a sua recuperação e conquistou a Série C do Brasileirão. Com isto, para montar a equipe de 2000, nada mal começar por um grande goleiro e experiente. Com isto, Zetti aportou nas Laranjeiras.

O goleiro ficou marcado por ser o primeiro jogador contratado da Unimed. Um período que durou mais de uma década, onde o empresário de um dos maiores planos de saúde do Brasil bancava contratações em troca de patrocínio. Esta parceria, que rendeu alguns bons frutos, com vários títulos, não funcionou em sua primeira ação.

A realidade é que Zetti, com 36 anos, já caminhava para a parte final de sua carreira e assim como sua parte final no Santos, não foi bem pelo Fluminense. Pelo contrário! Ainda acabou sendo vitimado por uma falha em um Fla-Flu.

No dia 7 de maio de 2000, Flamengo e Fluminense faziam mais uma edição do clássico mais charmoso do futebol brasileiro. o Rubro Negro vencia por 2 a 1, quando Maurinho tentou a tabela com Reinaldo, mas a bola sobrou para Leandro Machado. O atacante chutou, e Zetti defendeu com os pés. A bola subiu, e o goleiro, em disputa com Reinaldo, acabou lançando a bola para dentro do próprio gol.


Houve muita discussão se Reinaldo teria feito falta em Zetti. Os dirigentes do Fluminense reclamaram demais, mas a falha de Zetti, que já não vinha bem nos jogos anteriores, ficou latente. O Tricolor até diminuiu a contagem, mas o goleiro ficou marcado pelo lance.

O goleiro acabou perdendo espaço no clube, até que passou a nem ser mais convocado para as partidas. Zetti não ficou para a Copa João Havelange (onde em um outro rolo do futebol brasileiro, onde o Fluminense, a princípio, não estava envolvido mas acabou sendo beneficiado, jogando a divisão principal e em 2001 ficando na Série A. Em resumo, o Tricolor subiu da C para a elite sem passar pela B) e ainda em 2000 acionou o clube na Justiça.

O goleiro ficou alguns meses parado e voltou a jogar em 2001, defendendo o União Barbarense no Paulistão. Ainda acertou com o Sport para o Brasileirão, mas encerrou a carreira no clube pernambucano. Depois, iniciou a carreira de treinador, chegou a ser vice-campeão paulista pelo Paulista e também na mesma posição no Brasileiro Série B, com o Fortaleza. Depois, abandonou o banco de reservas para se tornar comentarista. Atualmente, divide esta função com sua escolinha de goleiros.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações