Um livro que mostra que a Copa do Mundo pode ser uma aula de História

Foto: reprodução


As Copas do Mundo podem ser uma aula de história? Sim, de acordo com o professor e historiador Dimas Junior, através do livro Futebol & Copas – Uma aula de História, que faz esta relação do maior torneio de futebol do planeta com a história do mundo.

Futebol & Copas – Uma aula de História é o livro escrito pelo historiador e professor, Dimas Junior. A vivência do autor nas salas de aula da educação básica, no ensino médio, e seu interesse pela relação entre História e Futebol proporcionaram, após anos de pesquisa, estudo e reflexão, a construção de uma aula/palestra que leva o mesmo título do livro. A partir desse caminho, a produção do livro foi, quase, natural.

O livro narra e analisa as origens modernas do Futebol e treze edições da Copa do Mundo, sempre do ponto de vista da relação entre História e Futebol. Talvez seja possível dizer que o leitor é convidado, ao longo do livro, a caminhar por um texto que é, por vezes, de História falando de Futebol, e que é, também por vezes, de Futebol falando de História. Assim, o livro, contextualizando as origens modernas do Futebol e treze edições da Copa do Mundo, compõe um painel histórico dos séculos XIX e XX por meio do Futebol.

O livro conta com dois prefácios, sendo um do apresentador e comentarista esportivo, Milton Neves, e o outro do jornalista, pesquisador e comentarista esportivo, Celso Unzelte, duas lendas do meio esportivo. Esses prefácios enriquecem muito o texto, tanto pelo peso desses nomes, quanto por introduzirem o leitor à proposta central do livro: observar e compreender a relevância histórica do fenômeno Futebol.


Título: Futebol & Copas – uma aula de história
Autor: Dimas Junior
ISBN: 9786580347100
Formato: 16x23
Páginas: 124
Valor: R$ 38,00
Editora Gregory
Adquira aqui.

Capa do livro
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Agradeço, muito, muito, muitíssimo, de coração, pelo espaço e pelo capricho na divulgação de meu trabalho.
    Fraterno abrazo!

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações