Ruy Rey e a polêmica expulsão na final do Paulistão de 1977

Foto: arquivo

Dulcídio expulsando Ruy Rey no terceiro e decisivo jogo do Paulistão de 1977

O torcedor do futebol é totalmente passional e um jogador pode passar de herói para vilão em pouco tempo. Quem sofreu com isto foi Ruy Rey, que está completando 68 anos neste 17 de janeiro, atacante da Ponte Preta na final do Paulistão de 1977, contra o Corinthians. Ele fez o gol da vitória no segundo jogo, que deixou a Macaca perto da taça, mas acabou sendo expulso no terceiro confronto, onde o Timão sagrou-se campeão.

Corinthians e Ponte Preta disputaram três jogos das finais de 77, sendo todos no Morumbi. No primeiro, em 5 de outubro, o Timão venceu por 1 a 0, gol de Palhinha, ainda no primeiro tempo. Na segunda partida, quatro dias depois, a Ponte deu o troco, vencendo por 2 a 1. Dicá abriu o placar para o time campineiro, mas Vaguinho empatou.

Porém, Ruy Rey fez a torcida da Macaca explodir de felicidade com um gol aos 38 minutos da segunda etapa, dando a vitória à Ponte Preta e deixando o time bem perto do primeiro título paulista de sua história. Ruy Rey tinha virado herói!

Porém, como dissemos no começo, o futebol pode pregar peças e Ruy Rey foi de herói a vilão de um jogo para outro. No 13 de outubro de 1977, novamente Ponte Preta e Corinthians se enfrentavam e aí veio o calvário do atacante pontepretano.

Aos 16 minutos de partida, lançado em profundidade, Ruy Rey dividiu a bola com Moisés e viu a arbitragem assinalar falta. O atacante da Ponte Preta já estava com a cabeça quente com Dulcídio Wanderley Boschillia, que o chamava de "macaquinho" como mera provocação. Inconformado com a decisão, xingou o juiz com vontade. Acabou expulso.


Com um jogador a menos, a Ponte Preta até tentou segurar a pressão corintiana. Porém aos 36' do segundo tempo, Basílio fez o gol que deu o título ao Corinthians. É claro que os torcedores pontepretanos acharam um culpado pela derrota: Ruy Rey.

Aquela expulsão mudou a carreira de Ruy Rey. Ele passou a conviver com a acusação de ter forçado o cartão vermelho para facilitar a vitória do Corinthians, time pelo qual viria a jogar meses depois. Ruy Rey sempre negou o fato, mas a fama acabou atrapalhando a carreira do jogador.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações