O Juventude no Brasileirão de 1977

Foto: arquivo

Em pé: Alcione, Alcir, Valmir Louruz, Edson Gaúcho, Tonhão, Vandeir e Jesus
Agachados: Jorge Anadon, Cacau, Assis, Badeco, Celso Roth e Renato Cuoco

Os jogos sob neblina no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, estarão de volta no Campeonato Brasileiro da Série A em 2021. O Juventude conquistou o acesso para a elite do futebol nacional ao vencer o Guarani, por 1 a 0, na sexta-feira. Porém, a primeira vez em que o Papo disputou o Brasileirão foi em 1977.

Muitos pensam que a primeira Série A do Juventude foi em 1995, quando o clube tinha uma forte parceria com a empresa de laticínios italiana Parmalat. Foi uma fase de ouro do Papo, que conquistou o Gaúcho de 1998 e a Copa do Brasil no ano seguinte. Porém, participação na elite foi antes, em 1977.

Depois de um quarto lugar no Gauchão, o Juventude acabou ficando com uma das 62 vagas no Brasileirão de 1977. Eram momentos diferentes do campeonato nacional, onde a frase "onde a Arena vai mal, mais um clube no nacional. Onde a Arena vai bem, mais um clube também", em alusão ao partido que os envolvidos na ditadura militar faziam parte, ficou famosa, a competição era inchada.

Mas vamos ao futebol. O Juventude ficou no Grupo A, ao lado de Avaí, Caxias, Coritiba, Dom Bosco, Grêmio, Grêmio Maringá, Internacional, Joinville e Operário de Campo Grande. O incrível é que a tabela não foi nada amistosa para o Papo, que fez os primeiros quatro jogos na competição fora de casa.

A estreia foi em 23 de outubro, com uma derrota por 2 a 0 para o Grêmio. Em seguida, o Juventude perdeu para o Operário, por 1 a 0. Ainda atuando como visitante, o Juventude venceu o Coritiba, por 2 a 1, e empatou em 0 a 0 com o rival Caxias.

Depois, veio uma sequência de três jogos em casa: vitória por 1 a 0 sobre o Avaí, empate em 2 a 2 com o Dom Bosco e derrota por 1 a 0 para o Inter. Em seguida, o Juventude atuou novamente como visitante e foi derrotado pelo Joinville, por 1 a 0. No último jogo, vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio Maringá.


Apesar do triunfo no jogo final da primeira fase, o Juventude não conseguiu avançar, pois apenas os cinco primeiros avançavam para a segunda fase e o Papo ficou em sexto. Porém, ainda havia uma segunda chance na repescagem.

O Grupo era o E, ao lado dos outros times que não avançaram na mesma chave na primeira fase. E o Papo estreou fazendo 3 a 0 no Coritiba. Depois, empatou com o Caxias, em 1 a 1, perdeu para o Avaí, por 2 a 1, e encerrou batendo o Dom Bosco, fora de casa, por 1 a 0. Porém, apenas o primeiro avançava e o Juventude ficou em segundo, vendo o rival Caxias avançando.

Ao fim, o Juventude ficou em 42º no geral, tendo feito 13 jogos, com cinco vitória, três empates e cinco derrotas. O Papo ainda disputaria a elite do Brasileirão nos anos de 1978 e 1979, voltando em 1995, em uma série que durou até 1997.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações