O inicio do Paraná Clube e a Série C de 1990

Foto: arquivo

O time do início do Paraná Clube, ainda com Vágner Bacharel

Nesta terça-feira, dia 26, o Paraná Clube foi derrotado pelo Oeste, na Arena Barueri, e teve confirmado o seu rebaixamento para o Campeonato Brasileiro da Série C de 2021 com uma rodada antes do fim da Série B. Aliás, o time paranista volta à esta competição nacional que não disputava desde 1990, em sua primeira temporada no futebol profissional.

Fundado em 19 de dezembro de 1989, através de uma fusão do Colorado (que já era formado por diversos outros clubes tradicionais de Curitiba) e Pinheiros, o Paraná Clube já nasceu pensando grande. Como os "seus antepassados" colecionavam títulos estaduais, a intenção de junção era ter um time que rivalizasse com Atlético Paranaense e Coritiba, o que aconteceu na primeira década, onde a Gralha Azul dominou o futebol do estado.

Porém, voltamos ao primeiro ano. No Campeonato Paranaense, no primeiro semestre, a equipe fez bom papel e ficou em quarto lugar. Porém, houve um fato trágico. Na tarde de 14 de abril de 1990, no jogo entre Paraná Clube e Sport Club Campo Mourão pelo campeonato estadual, o experiente Vágner Bacharel, capitão da equipe, dividiu uma bola aérea com Charuto, zagueiro adversário, ocorrendo um choque de cabeças.

Imediatamente, o jogador do Paraná clube foi atendido e como reclamou de dores, foi removido para um hospital da capital paranaense. Dois dias depois, recebeu alta médica, porém, retornou ao mesmo hospital horas depois de sua saída. Após uma tomográfico, foi constatada uma fratura no crânio. Com o piora de sua saúde, foi transferido para outro hospital no dia 19. No dia 20 de abril de 1990 foi atestado o seu falecimento.

Passada a tragédia, o Paraná Clube, pela boa colocação no estadual, entrou, logo em seu primeiro ano, em uma competição estadual, o Campeonato Brasileiro da Série C. E também fez bonito: no Grupo F da primeira fase, a equipe ficou em primeiro contra Caxias, Ponte Preta, União Bandeirante e América de São José do Rio Preto.

Nas quartas-de-final, a equipe paranista passou pelo Bangu, com dois empates, 0 a 0 e 1 a 1, se classificando para as semifinais. Nas semifinais, o Paraná acabou eliminado pelo América Mineiro, que venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e segurou o empate no segundo, por 1 a 1. O Coelho perderia o título da competição para o Atlético Goianiense.


A ida às semifinais garantiu o Paraná Clube na Série B de 1991. Depois, a CBF acabou extinguido a Série C de 1991 e juntou com a B. Aliás, no ano de 1991 veio o primeiro estadual da Gralha Azul. Em 1992, o título da Série B. Já entre 1993 e 1997 teve o pentacampeonato paranaense. Depois, o Paraná Clube viveu de brilharecos, conquistando só mais um estadual (em 2006), o Módulo Amarelo da Copa João Havelange, em 2000.

As administrações do clube, que na década de 1990 em consideradas modelo, caíram em descrédito. Em 2011, chegou a cair para a Série B do Campeonato Paranaense, subindo como campeão no ano seguinte. Em 2017, outro brilhareco, ao conseguir voltar para a Série A do Brasileirão, porém, a campanha em 2018 foi fraca e o Paraná Clube acabou rebaixado. E em 2021, o clube volta para onde tudo começou: a Série C.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações