O dia em que "La Máquina" do River Plate perdeu para o Corinthians no Pacaembu

Foto: arquivo

Vaghi e Domingos da Guia, capitães de River Plate e Corinthians

Em um momento onde estão querendo diminuir os grandes amistosos realizados no passado do futebol, nada melhor do que lembrar de alguns embates que entraram para a história do esporte no Brasil e no mundo. Um destes exemplos é a partida que foi realizada em 15 de janeiro de 1948, quando o Corinthians derrotou o grande River Plate de Di Séfano e Labruna, "La Máquina", por 2 a 1, no Pacaembu, em São Paulo.

Aquele River Plate, que começou a assombra o futebol sul-americano em 1941, é considerado por muitos como o melhor da história do clube argentino. Por isto, o desejo da maioria das equipes da época era derrotá-los. Para o Corinthians, a vontade era ainda maior, já que dois anos antes o Timão foi derrotado pelos Millonarios.

O duelo no Pacaembu colocou frente a frente o campeão argentino de 1947 e o vice paulista do mesmo ano. O Timão havia perdido o título estadual para o Palmeiras, por quatro pontos. O jogo, na verdade, era para ser realizado no dia anterior, mas uma chuva torrencial fez com que a partida fosse transferida para o 15 de janeiro de 1948.

Mesmo com a chuva persistindo no dia seguinte, em menor intensidade, a torcida corintiana compareceu em peso ao Pacaembu. E no banco de reservas, o Corinthians tinha uma novidade: Gentil Cardoso. O folclórico treinador famoso no Rio de Janeiro chegava ao Timão para ocupar o lugar do ídolo Del Debbio. Em campo, o Timão também tinha seu craque: Domingos da Guia.


Em campo, o time não decepcionou e venceu com maestria o time que era conhecido como a La Máquina, mas não sem emoção, já que os portenhos saíram na frente com Di Stéfano, aos 22'. Ruy empatou ainda no 1º tempo, sete minutos depois, e o atacante Bode marcou o gol da vitória aos 15' da etapa complementar.

Este seria um dos últimos jogos da "La Máquina". Com as propostas tentadoras de salários oferecidos pela Liga Pirata Colombiana, os melhores jogadores argentinos saíram do país e foram para a "terra cafetera", para depois irem, boa parte deles, para a Europa. Já o Corinthians fez um Paulistão razoável, ficando apenas em quarto, atrás do campeão São Paulo, Santos e Ypiranga.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações