O Bragantino campeão paulista da divisão de acesso em 1965

Com informações do Red Bull Bragantino
Foto: arquivo CA Bragantino

Em pé: Robertão, Odarci, Geraldo, Ivan, Del Pozzo e Walter
Agachados: Nardinho, Norberto, Nivaldo, Hélio Burini e Wilsinho

Foi o primeiro título. E o primeiro acesso à divisão principal do Campeonato Paulista. Em 1965, o Bragantino, que está completando 93 anos de fundação neste 8 de janeiro de 2020, conseguiu aquela que seria uma façanha para sua história. "A cidade ficou não sei quantos dias em festa, virou um Carnaval". Quem conta a história é Wilson Acedo, o Wilsinho habilidoso ponta esquerda que estava naquela campanha, há 55 anos.

Depois de anos emplacando boas campanhas na primeira divisão - (naquela época, a atual série A2 era chamada assim, mesmo sendo a divisão de acesso), em 1965 o Braga finalmente foi pras cabeças. Venceu o seu grupo e avançou para a final contra o Barretos, time de melhor campanha na outra chave. O vencedor, em dois jogos no Pacaembu, teria vaga na elite em 1966.

No primeiro jogo, o Braga venceu por 1 a 0, gol de Hélio Burini. Na volta, Wilsinho, como era chamado, foi um dos destaques. Participou diretamente do último gol, que deu a vitória por 3 a 2 e o título da 1ª Divisão Paulista, como era chamada o campeonato do acesso (a elite, na época, tinha o nome de Especial).

Os jogadores do Braga só tiveram a exata dimensão do que haviam feito quando chegaram em Bragança Paulista e viram a festa, o tal Carnaval que se formou. "Tinha congestionamento no acesso à [rodovia] Fernão Dias pra nos receber. Aquele Paulista representou muito pra Bragança Paulista e ficará sempre na minha memória", conta o Wilsinho.


Em 1966, já na na primeira divisão, o Bragantino encarou alguns dos times mais emblemáticos da história do futebol brasileiro. "Contra o Santos, em Bragança, fomos para o intervalo ganhando por 2 a 0, com um gol meu, e a nossa torcida começou a provocar o Pelé. No segundo tempo, o Santos virou com três gols dele", conta Wilsinho, vice-artilheiro daquele campeonato, com 12 gols.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações