Há 65 anos, Santos ganhava seu segundo Paulistão

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

O Santos campeão em 1955

Nos anos 1960, o Santos FC viveu seu apogeu e jogou talvez naquela época o melhor futebol que o mundo já viu um clube jogar. A era-Pelé, como foi chamado o período, ficou famosa naqueles anos, mas antes mesmo do garoto de Três Corações começar à fazer história no Alvinegro Praiano, o catalisador para os anos de glória ocorreu em 1956, quando no dia 15 de janeiro, o Peixe garantiu o título Paulista de 1955, em um campeonato que terminou no ano seguinte, com uma vitória sobre o Taubaté, na Vila Belmiro.

Comandado na época por Lula, que seria o mesmo "chefão" do histórico time da década seguinte, o Peixe teve uma campanha simplesmente irretocável, num torneio que tinha 14 times e era disputado em turno e returno, em pontos corridos. Uma curiosidade é que neste torneio, á exemplo do que ocorre hoje em dia com mais "fama" na Premier League, a tabela não era refletida, sendo os duelos espalhados pela competição independente da ordem entre primeiro e segundo turno.


Depois de um Rio-São Paulo de pouca inspiração, com a quinta colocação, o Peixe entrou no Paulistão começando não exatamente tão bem, tendo duas vitórias e dois empates nos quatro primeiros jogos. A partir da goleada para o Jabuca, porém, no quinto jogo, por 7 a 1, o Alvinegro da Vila Belmiro embalou sete vitórias seguidas que o colocaram de vez na disputa pela taça, numa sequência quebrada por uma derrota para o Guarani, em Campinas.

A derrota, foi seguida por outras quatro vitórias, mas um resultado absurdo e surpreendente na partida contra a Lusa, na 16ª rodada, colocou dúvidas na capacidade santista, já que os rubro-verdes fizeram sonoros 8 a 0 sobre o Santos, numa apresentação irreconhecível do na época líder time alvinegro. O Peixe reagiu com uma vitória por 5 a 0 sobre o Guarani na Vila Belmiro, mas acabou derrotado pelo São Paulo por 3 a 1 na partida seguinte, resultado que colocou fogo na disputa. Ou pelo menos é o que se esperava.


Apesar das derrotas para São Bento e Corinthians, adversário direto, o Alvinegro Praiano chegou a última partida dependendo só de si para sair da Vila Belmiro com a taça de campeão. Diante de 8 mil pessoas, os santistas nem deram chances ao Taubaté e venceram por 2 a 1. Marcaram naquele dia Álvaro e Pepe para o Santos, enquanto Berto fez o gol do Burro da Central, que chegou a empatar o jogo. Ao final do jogo, porém, o título foi alvinegro.

A equipe de Lula fechou a competição com 19 vitórias, 2 empates e cinco derrotas em 26 jogos. 71 gols marcados e 40 sofridos. Del Vecchio, um dos grandes ídolos do Santos antes de Pelé, foi o artilheiro da competição, com 23 gols marcados. Aquele título seria o catalisador de uma era de ouro na Vila Belmiro, que veria o clube de uma cidade média do litoral paulista virar o mais admirado do planeta bola.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações