Associação Uruguaia de Futebol mandará email para definir classificado à Libertadores

Com informações do El Observador
Foto: Diego Battiste

City Torque está na "briga" pela quarta vaga uruguaia

Já se viu de tudo em relação à organização de torneios na América do Sul. Aqui no Brasil, estaduais já tiveram todos os tipos de regulamentos bizarros, incluindo o atual do Campeonato Carioca que é fonte de memes pela internet. O Uruguai, através da Associação Uruguaia de Futebol, a AUF, chegou a um ponto mais inusitado ainda: um email para definir um classificado à Copa Libertadores de 2021, que, importante frisar, não é a que o Palmeiras ganhou no dia 30.

O Campeonato Uruguaio neste momento está em disputa, com o Clausura estando ainda em seu início, devido à atrasos sofridos por causa da pandemia do coronavírus. Porém, por estar no início, o campeonato não terá seu encerramento á tempo de definir as vagas de número 3 e 4 do país, que jogariam a primeira fase, conhecida popularmente como pré-Libertadores.

Assim, o Uruguai terá de usar a "classificação anual", que soma pontos conquistados no torneio apertura. Atualmente, antes de começar a tramitação dessas definições, existem partidas que ainda ocorrerão na terceira rodada, ai a contagem seguirá até a quinta rodada, quando serão somados os pontos junto à tabela anual. Foi o definido pelos clubes.

Ernesto Vergara, que trabalha na mesa executiva da organização do campeonato uruguaio comentou que: "Uma vez terminada a última partida da quinta rodada, teremos uma tabela anual e a partir dela enviaremos emails ao presidente de cada clube perguntando se interessa a classificação para a Libertadores da América. Quando vier as respostas, se houver mais de um interessado usaremos a tabela anual para definir quem estará melhor posicionado.".

Essa situação ocorrerá porque além das datas, os classificados precisarão enviar a lista para a Conmebol até 72 horas antes do dia 16 de fevereiro, data do primeiro jogo da primeira fase da Libertadores. Então as equipes pedem que haja pelo menos dez dias para pensar em possíveis reforços ou mesmo em ajustar a equipe para a competição. Por isso a pressa na definição.


Até o momento, o Clausura uruguaio teve três rodadas e algumas equipes ainda jogarão neste domingo, dia 31. A classificação anual da competição esta da seguinte forma, com as equipes indicadas tendo um jogo à menos:

Nacional 45 pontos
City Torque 39 pontos
Rentistas 38 pontos e 12 gols de saldo
Cerro Largo 38 pontos e 8 gols de saldo
Wanderers 38 pontos e 7 gols de saldo
Peñarol 37 pontos e um jogo a menos
Liverpool 35 pontos
River Plate 29 pontos e 4 gols de saldo
Fénix 29 pontos e 0 gols de saldo
Defensor Sporting 28 pontos e saldo negativo de 9 gols, além de um jogo a menos
Deportivo Maldonado 28 pontos e saldo de 16 gols negativos
Progresso 27 pontos
Boston River 24 pontos
Danubio 23 pontos e saldo de 14 gols negativos
Cerro 23 pontos e saldo de 15 gols negativos
Plaza Colonia 22 pontos

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações