Rubens Minelli - O primeiro tricampeão da era Campeonato Brasileiro

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Rubens Minelli foi tricampeão brasileiro como treinador

Em qualquer campeonato dos mais badalados do mundo, ganhar três títulos m sequência é um feito admirável para um treinador. Ao redor do mundo, nas mais diversas ligas, foram pouquíssimos os que conseguirem tal feito. O primeiro a conseguir tal feito no Brasil na era Campeonato Brasileiro (após 1971) e segundo após a unificação foi Rubens Minelli, que completa 92 anos neste dia 19 de dezembro.

Minelli chegou a jogar futebol, mas teve sua carreira interrompida por uma fratura na perna. Iniciou a trajetória como treinador em times universitários, no final da década de 1950. Pouco depois, iniciou trajetória profissional comandando o XV de Jaú e foi ascendendo na carreira até chegar ao Palmeiras, em 1968. Foi no Verdão que teve sua primeira grande conquista na carreira, quando além do Troféu Ramón de Carranza excursionando pela Europa, conquistou um título do Torneio Roberto Gomes Pedrosa em 1969. 

Nos anos 1970, após um campeonato paulista na Lusa dividido com o Santos e uma curta passagem pelo Rio Preto, chegou ao Inter em 1974. Minelli começou a moldar um histórico time colorado que contaria com nomes como Falcão, Figueroa e Paulo César Capergiani. Em Porto Alegre, fez com que a equipe jogasse um futebol que encantou o país e ganhou em 1975 e 1976 dois títulos seguidos do Campeonato Brasileiro. 

Acabou, porém, deixando o Inter em 1976. Conquistou ainda outros três campeonatos gaúchos a serviço do Colorado. Foi para o São Paulo. No Tricolor, comandou um time que era mais voluntarioso e raçudo, contando com destaques de Waldir Peres, Dario Pereyra, Zé Sérgio e Mirandinha. Naquele Brasileirão, o Tricolor entrou como franco atirador diante de um favorito Atlético Mineiro, dono de uma campanha espetacular na competição, mas derrotou o Galo nos pênaltis e calou o Mineirão, saindo com o título brasileiro de 1977. Com essa conquista, igualou um feito que só Muricy conseguiria depois dele: conquistar três títulos brasileiros seguidos.


Minelli ainda passou por diversos clubes ao longo da carreira de treinador, que se estendeu até o final dos anos 1990. Depois de deixar o banco de reservas, passou a atuar como diretor de futebol em algumas equipes e após isso ainda foi comentarista, largando o batente apenas próximo ao ano de 2010.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações