Idealizadores da obra "Futebol Feminista - Ensaios" lança campanha no Catarse


A obra "Futebol Feminista - Ensaios", idealizado pela jornalista Luciane Castro e o administrador e consultor de empresas Darcio Ricca, que tem como propósito retratar que "A mulher em campo é um ato político", lançou uma campanha no Catarse para a arrecadação de fundos para os trabalhos de concretização da publicação.

O pioneirismo da obra está em demonstrar, por pesquisas e entrevistas, em uma linha histórica, as conexões entre o movimento feminista e o futebol feminino, que, no imaginário social, sofre preconceito, como prova a falta de uma literatura mais abrangente sobre futebol feminino por aqui.

O propósito - A causa do livro é a contextualização histórica para trazer à luz o conhecimento da importância do futebol feminino. Este conhecimento gera empoderamento dentro e fora de campo, algo que este livro pretende fomentar, combatendo a misoginia, o racismo, o machismo, a homofobia, a LGTQfobia, a xenofobia e o obscurantismo típicos dos movimentos reacionários, inclusive em nosso país.

Os autores - Luciane de Castro é jornalista, pesquisadora do futebol de mulheres no Brasil e graduanda em Geografia. É colaboradora do Portal Acadêmico Ludopédio na coluna Arquibancada e como apresentadora do programa #PorOutroFutebol de Mulheres.

É parceira do Sesc SP em atividades relacionadas ao futebol: "O futebol delas - 20 anos de futebol feminino nos Jogos Olímpicos" (2016), Festival "De encher os olhos - O esporte do povo na tela do cinema" (2017), Exposição "60/30 - Conquistas do futebol brasileiro" (2018). Como curadora e pesquisadora, "Mapa do Futebol à Margem". Como roteirista e produtora do curta documentário institucional "Estrelas". Como redatora no Projeto "Corpo Feminino - Das proibições ao protagonismo" (2019 e 2020).


Darcio Ricca é administrador e consultor de empresas, gestor esportivo de alto rendimento e fomento à base no golfe com formação de talento e cidadania, gestor cultural na área teatral, gestor financeiro e de planejamento estratégico, além de coordenador de negócios e desenvolvimento.

Pesquisador de futebol, sendo autor de 2 livros: "De Charles Miller à Gorduchinha - A Evolução Tática do Futebol em 150 anos de história (1863-2013)" (www.livrosdefutebol.com, 2014) e co-autor de "Sete Atos, Um Final?" em parceria com Max Gehringer (Chiado Editora, 2018)."

Como colaborar - Você pode colaborar no Catarse. Até este domingo, dia 27 de dezembro, foram arrecadados R$ 7,1 mil dos R$ 35 mil pretendidos pelos idealizadores do projeto. No site, tem a planilha de custos indicando para onde vai, de acordo com o projeto, o dinheiro que será arrecadado.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações