Enéas no Palmeiras

Com informações do UOL
Foto: arquivo

No Palmeiras, Enéas marcou 28 gols em 93 partidas

No dia 27 de dezembro de 1988 o mundo do futebol perdia um de seus grandes talentos: Enéas. Um dos maiores jogadores da história da Portuguesa, se não for o maior, e com passagem pelo futebol italiano, o atacante defendeu o Palmeiras entre 1981 e 1984, quando vivia com problemas em seu joelho.

Nascido em São Paulo, no dia 18 de março de 1954, Enéas de Camargo começou no futebol já na Portuguesa de Desportos, onde foi lançado na equipe profissional com apenas 17 anos. era um jogador que às vezes "dormia" em campo. Mas todos sabiam que Enéas era talento puro. Era ótimo finalizador e capaz de jogadas geniais, que muitas vezes decidiam uma partida.

A diretoria da Portuguesa sempre criou vários obstáculos para negociá-lo, por isso, talvez, Enéas não tenha tido mais chances na seleção brasileira. Aliás, com a camisa canarinho, o meia-atacante realizou sete jogos e marcou dois gols. Em 1979, ele teve seu passe negociado com o Bologna, da Itália. No Velho Continente, Enéas não conseguiu brilhar, foi para a Udinese, onde nem jogou, e em 1981 acabou desembarcando no Palmeiras.

Com um filho pequeno, dificuldades de adaptação e uma lesão no joelho, Enéas preferiu retornar ao Brasil a permanecer na Itália, onde não seria aproveitado pela Udinese. E ele retornou para ser reforço do Palmeiras, que tentava acabar com o jejum de títulos desde o Paulista de1976.

Ao todo, marcou 28 gols em 93 partidas, mas o Palmeiras não conseguiu nenhum título. Seu último jogo pelo clube foi a derrota para o Corinthians na semifinal do Paulista de 1983, quando foi reserva e entrou após o intervalo.


A saída do Palmeiras em baixa acabou fazendo de Enéas um andarilho da bola no fim de carreira, com passagens por XV de Piracicaba, Juventude, Desportiva, onde conquistou seu último título no Campeonato Capixaba de 1986, além do Ponta Grossa e da Central Brasileira de Cotia, seu último clube, na terceira divisão paulista.

Em 22 de agosto de 1988, sofreu um grave acidente de carro na Avenida Cruzeiro do Sul, em São Paulo, e foi internado, em coma, com uma luxação na coluna cervical. Morreria quatro meses depois, em 27 de dezembro, aos 34 anos, vítima de uma broncopneumonia.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Me lembro quando o Palmeiras o contratou.
    Fiquei muito empolgado, pois era um jogador de muita técnica e fazia muitos e belos gols pela Portuguesa.
    Pena que ele veio numa época que estávamos em baixa e ainda com problemas no joelho.
    Mesmo assim gostei de sua passagem pelo Verdão.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações