Donato na Seleção Espanhola

Foto: arquivo

Donato com a camisa 10 da Fúria

Neste 30 de dezembro de 2020, o ex-volante Donato Gama da Silva está completando 58 anos. Nascido no Rio de Janeiro e tendo defendido America e Vasco, ele fez muito sucesso na Espanha, onde defendeu Atlético Madrid e Deportivo La Coruña, além de ter passado pela Seleção do país.

A carreira de Donato em solo espanhol começou em 1988. Até assinar contrato com o Atlético Madrid, ele havia defendido durante oito anos a camisa do clube carioca Vasco da Gama. Em 1993, saiu do Atlético Madrid e começou a atuar no La Coruña.

No Deportivo, Donato atingiu o ápice em sua passagem pela Espanha. Por muito pouco, não foi campeão nacional na temporada 1993-1994. Como Donato já havia desistido de tentar a Seleção Brasileira (ele até foi convocado uma vez, por Sebastião Lazaroni, mas cortado em seguida por contusão), ele passou a buscar a dupla nacionalidade de defender a Seleção Espanhola.

Com o passaporte espanhol nas mãos, Donato passou a fazer parte dos planos da "Fúria" depois da Copa do Mundo de 1994, onde o time ibérico foi eliminado nas quartas. O jogador nascido no Brasil estreou pela Seleção Espanhola em 16 de novembro de 1994, numa vitória por 3 a 0 sobre a Dinamarca, quando já tinha 31 anos.


Desde então, Donato passou a ser presença constante nas convocações da Seleção Espanhola e esteve presente na Eurocopa de 1996, realizada na Inglaterra. Porém, este ano foi o último de suas convocações, somando 12 jogos e tendo marcado três gols pela Seleção Espanhola.

Porém, Donato continuou atuando na Espanha e teve o ponto alto de sua carreira, na temporada de 1999/2000, seis anos após sua estreia na Seleção. Ele comemorou a glória de contribuir para que o La Coruña conquistasse o Campeonato Espanhol. Aliás, o volante bateu diversos recordes defendendo o La Corunã, se aposentando em 2004, com 41 anos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações