Ana Paula Oliveira destaca arbitragem paulista e crê em evolução em 2021

Com informações da FPF
Foto: arquivo pessoal

Ana Paula Oliveira é a presidente da Comissão Estadual de Arbitragem

No último dia 24, a Comissão de Arbitragem da CBF definiu os árbitros e assistentes para compor o quadro internacional da FIFA em 2021. Dos 38 indicados, 11 pertencem ao 'time' paulista, que conta com o inédito quadro do VAR (árbitro assistente de vídeo), aprovado pela FIFA.

Os árbitros e árbitras, Edina Alves Batista, Flavio Rodrigues de Souza, Luiz Flavio de Oliveira e Raphael Claus representam o futebol paulista e terão a companhia de Daiane Caroline Muniz dos Santos, que atuava pela Federação do Mato Grosso do Sul em 2020. Já a equipe de assistentes é formada por Danilo Manis, Fabrini Bevilaqua Costa, Marcelo Van Gasse e Neuza Ines Back.

A novidade fica por conta do quadro de árbitros assistentes de vídeo (VAR), no qual José Claudio Rocha Filho e Rodrigo Guarizo representam o futebol local. Assim, dos 38 indicados ao quadro FIFA, 11 pertencem ao time paulista. “O sucesso da arbitragem paulista tem a ver com credibilidade, com sistema criado e com a transparência que tem atraído profissionais de outros Estados. O Péricles Bassols está voltando para a arbitragem e pediu para se reintegrar pela FPF. Sempre falo que o gestor pode se matar de trabalhar, mas o campo é que mostra”, explicou Ana Paula Oliveira, presidente da Comissão Estadual de Arbitragem.

Balanço de 2020 e futuro - Em um ano marcado pela pandemia e paralisação do futebol, Ana Paula Oliveira destacou o comprometimento ao longo da atual temporada para o sucesso do quadro paulista no cenário nacional e internacional. “Tinha me preparado para gestão de crise, mas não para uma pandemia. A vantagem é que tive tempo de conhecer os profissionais. Traçamos um perfil e os profissionais atendem aos requisitos. Sofremos um pouco na questão física, logo no retorno, mas é importante destacar a atual qualidade física do nosso quadro. Cuidamos da questão mental e física, e mostramos para o árbitro que ele é uma empresa, vendemos essa filosofia, obtendo excelentes resultados”, analisou, antes de completar.

“É difícil escalar uma equipe quando não a conhece e tive a oportunidade de conhecer ao longo da pandemia. Saber quem são os potenciais talentos e quem precisa de mais atenção. Mudamos métodos de ensino, criamos uma metodologia na qual tínhamos uma devolutiva on-line de maneira pública logo na semana após o jogo. Sabíamos que poderia gerar algum desconforto, mas que a evolução seria refletida em campo. Agora, temos um banco de dados e sabemos o perfil de cada árbitro e até onde podemos ir com cada um deles.”, completou.

Em relação ao futuro da arbitragem paulista, Ana Paula Oliveira acredita em uma evolução em relação ao último ano. “Em 2020, tivemos uma integração entre os departamentos internos da FPF. A partir do diálogo, conseguimos nos entender e crescemos muito. Temos a intenção de seguir nessa proximidade. Temos o desafio que é o VAR e já estamos realizando toda a parte burocrática, que envolve homologação e documentação. Fechamos o planejamento do primeiro semestre e temos a estimativa de até o dia 15 de janeiro já ter o cronograma anual”, sintetizou.


Ainda sobre a temporada 2021, a presidente da Comissão Estadual de Arbitragem detalhou o planejamento específico da arbitragem local. “Iniciaremos a pré-temporada on-line para para todo o quadro, sendo em janeiro para o grupo A e provavelmente em março para o Grupo B e C. O grupo será divido em dois blocos, um que receberá a pré-temporada on-line e simuladores na FPF e o segundo fará on-line e uma pré-temporada física de 5 dias e simuladores. A divisão se dá em função de que o quadro paulista que atua pela CBF não terá descanso, então faremos atividade on-line e simuladores VAR", comentou.

Por fim, Ana Paula Oliveira agradeceu ao trabalho realizado por todos os profissionais de arbitragem na temporada 2020. "Deixo aqui o agradecimento a toda estrutura da arbitragem paulista que realmente trabalhou muito neste ano", concluiu.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações