A passagem de Rivellino pelo Al-Hilal

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Rivellino jogou pelo Al-Hilal no final de sua carreira

O Mundo Árabe é hoje um dos destinos mais comuns de jogadores de futebol pelo mundo todo. Numa era onde o dinheiro do petróleo tem ajudado o futebol local, times da Arábia Saudita, Emirados Árabes, Catar, etc. Tem atraído jogadores do mundo todo com a soma que pagam aos atletas, conseguindo inclusive um desses locais ser sede de uma Copa do Mundo (a próxima será no Catar.). Muito antes de ser um destino conhecido, o craque brasileiro Roberto Rivellino, que completará 75 anos neste primeiro dia de 2021, jogou pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Rivellino chegou ao clube em 1979, já no final de sua carreira, num futebol que na época ainda engatinhava no profissionalismo. Rivo, como foi apelidado, pediu como primeiro presente aos príncipes donos do clube uma Mercedes, algo que, como contou em entrevista a Folha de São Paulo, fez com que os donos do clube dessem risada, já que por lá "a Mercedes era como um Fusca". 

Dentro de campo, apesar da adaptação difícil ao seco clima árabe, o craque brasuca rapidamente caiu nas graças da torcida. Fazendo uma ótima dupla com o tunisiano Liman, ajudou a equipe a conquistar dois campeonatos sauditas em sequência, em 1979, 1980. Ainda conquistou uma Copa da Arábia Saudita, ao longo dos três anos em que ficou no clube.


Acabou por deixar o clube em 1981, tendo desavenças com o príncipe Kaled. No total, segundo a maior parte das fontes, foram 23 gols em 57 jogos. Ao fim de sua estadia no país se tornou um dos maiores ídolos da história do Al-Hilal, posto que ocupa até hoje. O clube, por sua vez, acabou se tornando ao longo dos anos o maior campeão saudita e o maior time do país.

Antes de encerrar a carreira, ainda deu tempo de Rivellino disputar um amistoso entre São Paulo e a Seleção da Arábia Saudita vestindo a camisa do Tricolor Paulista. No caso do Al-Hilal, o craque brasuca abriu portas que seguem sendo aproveitadas até hoje, sendo o Al-Hilal um comum destino para jogadores sul-americanos por onde já passaram diversos outros nomes, seja dentro de campo ou no comando do clube.

←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

  1. E COMO FICOU O CASO DO RIVELINO ? DIZIAM AS MÁS LÍNGUAS DA IMPRENSA, QUE O PRÍNCIPE DAS ARÁBIAS QUERIA PEGAR A MULHER DO RIVA. E AÍ COMO ELE NÃO FEZ CORPO MOLE, FICOU PROIBIDO DE VIAJAR POR NNS 3 MESES PARA O BRASIL. FOI OU NÃO VERDADE???

    ResponderExcluir
  2. Si, si, e agora estão convidando o Messi que também tem mulher bonita....

    ResponderExcluir
  3. Soube que foi o contrário. O Riva mexeu com mulher lá e como a cultura é bem diferente daqui do Brasil, quiseram pegar ele e dar-lhe um corretivo um pessoal de lá. Ele saiu foragido.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações