A passagem de Mazinho pelo Bayern de Munique

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Mazinho atuou por três temporadas no Bayern

O Bayern de Munique é um dos clubes europeus que mais é a casa de grandes nomes brasileiros, desde nomes antigos e históricos do clube, como Lúcio, Zé Roberto, Élber (o maior deles, com certeza) e Jorginho até recentes como Douglas Costa, Rafinha, Coutinho e, por que não, Thiago Alcântara. Mas, nem só de apostas certeiras viveu e vive o gigante da baviera, em 1992, apostando em observações de Heynckes, o time de Munique trouxe o atacante Mazinho Oliveira, que completa 55 anos neste dia 26.

O brasileiro, natural de Guarujá, veio a Sabener Strasse no início da temporada 1991/1992, em meio a um período de reconstrução do clube, que buscava voltar novamente ao topo do futebol alemão e europeu. Mazinho chegou junto a Bernardo, trazidos direto do Campeonato Paulista. Se Bernadão durou pouco, Mazinho Oliveira conseguiu permanecer um pouco mais no clube.

Na primeira temporada, conseguiu entrar regularmente e curiosamente teve um dos melhores desempenhos do time, porém a temporada 1991/1992 foi um verdadeiro pesadelo para os Bávaros, que terminaram apenas na décima colocação e ficaram mais próximos de um inédito e absurdo rebaixamento do que do título. Naquela temporada, ele marcou um total de 12 gols em 33 jogos no clube.


A partir do biênio 1992/1993, porém, Mazinho foi perdendo o pouco espaço que havia conquistado. Sofrendo com a adaptação ao futebol alemão, ele teve contusões, cirurgias e a partir dali pouco conseguiu produzir no maior clube da Alemanha. Jogou um total de 19 jogos e marcou 5 gols, um desempenho bem abaixo do que poderia se esperar numa evolução e na temporada 1993/1994 jogou apenas um jogo antes de retornar ao Brasil, para jogar no Internacional.

Entre as passagens por Inter e Flamengo, ainda atuou mais três vezes pelo Bayern, mas fechou sua passagem pelo clube com um total de 57 jogos e 17 gols. Não deixou muitas saudades em Munique. Curiosamente, a partir de 1995, no futebol japonês, viveu o melhor momento da carreira, fazendo parte de um momento de popularização do futebol em terras nipônicas. Encerrou a carreira atuando pelo Bragantino, em 2001.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações