49 anos da primeira Copa Intercontinental do Nacional

Foto: arquivo

O time do Nacional campeão em 28 de dezembro de 1971

Em 28 de dezembro de 1971, no Estádio Centenário, em Montevidéu, o Nacional derrotava o Panathinaikos, por 2 a 1, e conquistava a sua primeira Copa Intercontinental. Porém, esta decisão, por muito pouco, não ocorreu.

Naquela época. a Copa Intercontinental era disputada em duas partidas, uma na Europa e na América com uma terceira partida em caso de empate. Porém a edição de 1971 quase não ocorreu, tudo porque o Ajax, da Holanda, detentor do título da Copa dos Campeões da Europa, recusava-se a enfrentar um time sul-americano, que em 1971 era o Nacional.

Os dirigentes do Ajax alegavam que o Feyenoord, campeão europeu em 1970, enfrentou muita violência na Copa Intercontinental daquele ano, quando enfrentou o Estudiantes de La Plata, principalmente no jogo realizado na Argentina. Mesmo assim, a equipe holandesa se recusava a fazer o confronto.

O então presidente do Nacional, Miguel Restuccia, e Carreras Hughes fizeram grandes esforços para poder jogar, mas o Ajax deu a palavra final, recusando a fazer o jogo. Perante a recusa do Ajax, a UEFA nomeou o vice-campeão da Europa, o Panathinaikos da Grécia, como seu representante para disputar a final. Concordou-se em jogar a primeira na Grécia e revanche em Montevidéu.

As partidas - Em 15 de dezembro, a primeira final foi disputada no Estádio Karaiskaki, em Pireu. Foi um empate em 1 a 1m com um gol de Luis Artime para o Nacional, em uma partida em que um jogador grego se machucou gravemente em um jogo casual, sem má intenção.

O Nacional teve que vencer a revanche em Montevidéu, para dizer ao mundo quem era o melhor naquele ano. A equipe apresentou apenas uma modificação em relação à primeira partida final, que foi a entrada de Mamelli. O Nacional fez um grande jogo e venceu por 2 a 1 com dois gols de Luis Artime.


28 de dezembro de 1971 é uma data que ficará na memória de todos os torcedores do Bolso. Por fim, perante os seus adeptos, com a camisa vermelha alternativa, o Nacional foi classificado como Campeão do Mundo. Era lindo ver todos de lenços brancos voando pelo ar, eles não queriam que a noite acabasse, queriam festejar para sempre o triunfo do time uruguaio.

Repercussões - O mais importante em nível internacional foi a retomada da Copa Interamericana. O comportamento do Nacional era observado, por ser sul-americano, pelo mundo do futebol. A todos eles o Nacional deu uma grande lição, jogando como a sua história o impõe. Dentro do que as leis do jogo permitem, com força, com energia, com dedicação, mas com respeito ao adversário, o árbitro, que é o mesmo que respeitar o público amador e ao mesmo tempo respeitar a si mesmo. O Nacional era campeão mundial.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações