Uwe Seeler - Um pequeno matador que fez história na Alemanha

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Seeler jogou quatro copas pela Alemanha

Chegando aos 84 anos neste dia 5 de novembro, Uwe Seeler é um dos melhores atacantes que a Alemanha já formou para o futebol. O primeiro da classe dos "panzers", como Klose e Muller, Seeler é um baixinho que se tornava gigante dentro da grande área, sendo percursor dos centro-avantes que os tedescos produziram com características de proteger bem a bola, se posicionarem bem e marcarem muitos gols. 

Nascido na portuária Hamburgo, Seeler, torcedor dos Dinos, esteve desde jovem nas categorias de base do clube. Estreou com 17 anos em um jogo da Copa da Alemanha onde marcou quatro gols, numa goleada por 8 a 2 de sua equipe em cima do Holstein Kiel. Rapidamente, caiu nas graças da torcida com seus gols, marcados de várias maneiras, principalmente dentro da grande área, onde ele era um atacante extremamente dominante.

Seeler, apesar do pouco tamanho, era extremamente forte e conseguia proteger bem a bola para buscar espaços para marcar os gols. Não era um grande craque da habilidade, não era driblador, era acima de tudo eficiente para fazer gols, mesmo de cabeça, já que sua força fazia com que tivesse ótima impulsão. A inteligência permitia com que Seeler competisse com jogadores de categoria mais alta, pois sabia fazer gols como poucos.

Demorou a conquistar títulos jogando pelo Hamburgo e mesmo assim eles foram poucos, Foi campeão alemão em 1960 (Oberliga) e campeão da Copa da Alemanha, a famosa DFB Pokal na temporada 1962/1963. Teve propostas para atuar em diversos clubes, mas manteve-se fiel ao Hamburgo, rejeitando a chance de jogar em times maiores da Espanha e da Itália, principalmente. Dedicou toda a sua carreira futebolística aos Rothosen.


Pela Seleção Alemã, estreou após a Copa do Mundo de 1954 e a partir daí passou a ser figurinha constante no Mannschaft. Jogou as Copas do Mundo de 1958, 1962, 1966 e 1970. Acabou não atuando em 1954 e 1974, duas que foram conquistadas pela Alemanha. No total, jogou 72 jogos pelos germânicos, marcando um total de 43 gols. Se aposentou da seleção em 1970.

Seeler permaneceu no Hamburgo até o ano de 1972, quando pendurou as chuteiras. Jogou 550 jogos pelo clube, marcando um total de 465 gols, sendo o maior artilheiro da história dos Dinos. Chegou a atuar em uma partida pelo Cork Celtic da Irlanda, anos depois de aposentado, em 1978. Em 1995, chegou a assumir a presidência do seu antigo clube, estando no cargo até 1997, quando acabou caindo depois de problemas financeiros pelos quais Seeler assumiu a culpa. Ainda assim, segue sendo considerado um dos maiores, se não o maior, ídolo da história do campeão europeu de 1983.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Em 1954 Uwe Seeler tinha apenas dezoito anos de idade. Nem todo craque do futebol é um PELÉ, que joga uma copa do mundo com essa idade.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações