“Ou jogam todos ou não joga ninguém!” - A Briosa boicotando o apartheid

Por Kauan Souza / Agência Briosa
Foto: Arquivo

O time que conquistou a Fita Azul do Futebol Brasileiro

No dia de hoje, 20 de novembro, a Portuguesa Santista completa 103 anos de fundação e também é uma data lembrada por lutas contra o racismo: o dia da Consciência Negra. Não podemos esquecer do dia em que a Briosa boicotou o Apartheid na África do Sul.

Em 1959 a Briosa fez uma excursão para o continente africano, onde disputaria 13 partidas. No dia 13 de maio (data da abolição da escravatura no Brasil) daquele ano, o clube tinha um jogo contra a seleção da Cidade do Cabo, na África do Sul. No vestiário recebeu a informação de que os jogadores Nenê, Guilherme e Bota não poderiam entrar em campo por conta do Apartheid que os negros jogassem.


Ao receber a notícia os jogadores da lusa santista ficaram indignados e discutiram feio com os dirigentes sul-africanos, tomando a decisão de que:

“Ou jogam todos ou não joga ninguém!”.

E foi assim que a Portuguesa Santista foi a primeira equipe a boicotar o Apartheid, entrando para a história, enfrentando o racismo. O ato da equipe brasileira rendeu um agradecimento em carta de Nelson Mandela, uma fita azul, honraria dada para as equipes brasileiras com campanhas expressivas no exterior, um pronunciamento do então presidente Juscelino Kubitschek, além de uma recepção calorosa em sua chegada no Brasil.


Além de fazer história, a excursão ao continente africano rendeu à Portuguesa Santista também uma conquista 

Hoje, dia 20 de Novembro de 2020, a Portuguesa Santista segue recriminando e lutando contra o racismo, não só no nosso país, mas no mundo inteiro, sem esquecer uma frase bastante falada nesse ano: “Vidas Negras Importam”.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações