A passagem de Muricy pelo Puebla

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Muricy é um dos ídolos da história do Puebla

Hoje um bom comentarista, sempre presente em jogos e programas na televisão, Muricy Ramalho fez muito sucesso no futebol tanto dentro das quatro-linhas como no banco de reserva. Um dos grandes treinadores da história do futebol brasileiro, ele completa 65 anos neste dia 30. Além das ligações fortes com o São Paulo, onde jogou e treinou, com o Santos, Náutico e Fluminense, ele também criou uma grande relação com o México, que começa na passagem pelo Puebla, quando jogador.

Muricy chegou jovem ao país da Tequilla. Tinha apenas 24 anos e vivia em meio a um momento difícil da carreira, onde sofria para voltar a ser titular do São Paulo e não conseguiu liberação para jogar pelo Santos, quando o Tricolor pediu alto pelo seu passe. Mas os 100 mil dólares pagos pelo time do Puebla foram suficientes para levar o jovem ao México, território desconhecido no futebol de clubes, onde ele se consagraria.

O começo não foi muito fácil, mas logo começou a se adaptar ao futebol mexicano e conseguiu se firmar entre os titulares dos Camoteros. Por lá, além de conseguir jogar bastante, não sofrendo tanto com as lesões que o atormentavam, Muricy também caiu rapidamente nas graças do torcedor, sendo a referência técnica da equipe. Era também um momento onde o brasileiro conseguia montar seu patrimônio, pois o time mexicano pagava um bom salário.


Seria na temporada 1982/1983 que o brasileiro se consagraria de vez no Puebla. Naquela temporada, com ótimo desempenho e ajudado por um bom time, conseguiu levar La Franja ao título, vencendo na final o gigante mexicano Chivas Guadalajara nos pênaltis. Na temporada seguinte, foi vice-artilheiro do campeonato mexicano, mas começava a querer voltar ao Brasil para terminar sua carreira. Acabou por deixar o clube em 1985, voltando por empréstimo para o America, do Rio de Janeiro, onde encerou sua carreira logo, sofrendo muito com problemas de lesões. Pelo Puebla, foram 154 jogos e 48 gols.

Voltaria ao Puebla para atuar como treinador em 1993, iniciando a carreira em que teria mais sucesso no futebol. A passagem, porém, foi breve e sem as glórias que marcaram seus dias jogando pelo clube. Ainda assim, é um dos grandes ídolos da história do clube do interior mexicano. O último trabalho de Muricy como treinador foi em 2016, no Flamengo, antes de embarcar na carreira de comentarista, que exerce hoje.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações