O mundo do futebol reverencia o aniversariante Rei Pelé, primeiro e único

Por Lula Terras
Foto: Revista Placar

Pelé em seu último jogo pela Seleção no Maracanã

O Brasil e os amantes do futebol de grande parte do Mundo aproveitaram esta sexta-feira, dia 23, para reverenciar o aniversariante mais ilustre do dia, o Rei Pelé, que completou 80 anos de vida. As comemorações, justas por sinal, como a construção do monumento da Camisa 10 do Santos, na nova entrada da cidade; o mural produzido pelo artista Eduardo Cobra, instalado no Centro de Convenções, que está sendo construído na Ponta da Praia, e a exposição de obras de artistas plásticos locais, com suas homenagens ao rei, no Museu Pelé. 

Durante a semana muitas foram a mensagens divulgadas pela mídia, de ex-atletas, autoridades mundiais e personalidades internacionais, que fizeram questão de reverenciar ao Rei, por seu aniversário. Suas conquistas dentro e fora do campo é motivo do grande orgulho para todos que o reverenciam. Diante do pouco espaço, escolhi três cargos de relevância internacional, como aconteceu em 1992 quando foi nomeado, Embaixador da ONU para a Ecologia e Meio Ambiente. Em 1994 foi nomeado embaixador da Boa Vontade da UNESCO para a Educação, a Ciência e a Cultura. Outro cargo de suma importância, mas no âmbito nacional, foi durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso, como Ministro dos Esportes, de 1995 1998.


Tudo bem que foram cargos de relevância, por seu prestigio pessoal perante o Mundo, mas, em minha modesta opinião, a famosa excursão do Santos FC, pela África teve o registro mais importante. A guerra civil da Nigéria, contra separatistas do Biafra, que começou em 1967, teve uma interrupção para que todos pudessem acompanhar, no dia 4 de fevereiro de 1969, o jogo amistoso entre o Santos e uma Seleção de Benin, que acabou com a vitória santista, por 2 x 1, gols de Toninho Guerreiro e Edu. 

Dentro do campo, os números de Pelé estão longe de seus pretensos concorrentes ao título de Rei. Só em jogos oficiais, foram 551 partidas disputadas, com 757 gols assinalados. Já djogos não oficiais foram 551, com 525 gols, ou seja, Pelé disputou 1363 partidas de futebol, com 1282 gols, números bem acima daqueles, que lutaram à exaustão para chegar ao seu milionésimo gol.


Em 1999, Pelé foi eleito Jogador do Século, pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e foi um dos vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da FIFA. No mesmo ano, foi eleito o Atleta do Século, pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). 

Pelo Santos, Pelé jogou entre 1956 e 1974, ajudando o clube e levantar 10 títulos estaduais e seis campeonatos nacionais, além de duas Libertadores e dois Mundiais de Clubes, em 1962 e 1963. Pela Seleção Brasileira foram quatro Copas do Mundo, campeão em 1958, 1962 e 1970. Certamente outros números de relevância foram omitidos, por falta de espaço, mas falar do Rei Pelé é um desafio imenso, mesmo para quem tem o poder da síntese, o que não é o meu caso. Termino desejando, assim como o mundo do futebol, vida longa ao Rei do Futebol, Pelé, Primeiro e Único.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações