O fim da carreira de Sivori no Napoli

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Sivori viveu bons momentos pelo Napoli

A Argentina é um dos maiores celeiros de craques do futebol mundial. Dona de diversas revelações, a pátria albiceleste tem nos dias atuais o jogador que é considerado o melhor do planeta e já teve nomes do garbo de Maradona, Kempes, Batistuta, entre outros. Neste dia 2 de outubro, faria 85 anos um dos grandes jogadores que os "hermanos" revelaram, o meia Omar Sivori, que encerrou sua trajetória profissional jogando pelo Napoli, muito antes do time do sul sequer pensar em ter Don Diego no time.

Sivori brilhou por oito anos na Juventus de Turim antes de chegar aos Partenopei. Chegou ao San Paolo em 1965 para tentar ajudar os Napolitanos a conseguir classificações melhores no Calcio. Havia saído da Juventus de Turim como um ídolo e é ainda até hoje um dos maiores nomes estrangeiros, se não for o maior, da história bianconera. A expectativa da torcida napolitana portanto era grande em cima do argentino.

Na sua primeira temporada, com grande desempenho, ajuda os Azzurris a chegarem na terceira colocação no campeonato, ficando atrás da fortíssima Inter de Helenio Herrera e do excelente Bologna. A diferença para os interistas foi de apenas dois pontos, numa época onde cada triunfo valia dois pontos. Entre aquela temporada e o biênio 1966/1967, Sivori e seus companheiros ganharam a Coppa Delle Alpi, deixando a torcida na expectativa para a nova temporada.

Naquele campeonato, o Napoli mais uma vez ficou próximo ao campeão, terminando apenas quatro pontos atrás da Juve, numa série A que teve uma disputa acirrada entre a Vecchia Signora e a Inter pelo Scudetto, com Bologna e os Partenopei correndo por fora. Na temporada seguinte, trazendo para seu elenco o lendário goleiro Dino Zoff e o bom Altafini, além de outros reforços, os napolitanos entravam na Série A como um dos favoritos, mas Sivori perdeu a maior parte da temporada por causa de uma lesão no joelho. Com isso, o título acabou ficando com o Milan, com os azzurri ficando em segundo.


A despedida de Sivori do Napoli foi histórica. Na temporada 1968/1969, o argentino já não se dava mais tão bem com o treinador Bruno Pesaola e sua última partida como jogador profissional acabaria sendo justamente contra a Juventus, com o craque latino sendo expulso por uma entrada em Favalli e por fim sendo suspenso pela liga. Sivori então decidiu retornar a argentina, encerrando sua passagem pelo sul italiano e de quebra sua trajetória dentro do campo. Vestindo o azul do Napoli, jogou 70 jogos e marcou 15 gols. Sivori nos deixou em 17 de abril de 2005, com 69 anos, indo jogar no time dos eternos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações