1979 - Uma grande temporada do SC São Paulo de Rio Grande

Com informações de Rafael Diverio / Gaúcha Zero Hora
Foto: Telmo Cúrcio da Silva / Agencia RBS

SC São Paulo derrotou o Internacional no aniversário de 10 anos do Beira-Rio

Quando se fala no Inter de 1979, logo se pensa no time de Ênio Andrade que conquistou o único título invicto do Brasileirão. Pois é preciso contar o início desta saga, e ela não é nada gloriosa. Em compensação, consagrou o SC São Paulo de Rio Grande, que completa 112 anos de fundação neste 4 de outubro de 2020.

Aquele ano também começou mal para o São Paulo. Logo nos primeiros meses, o técnico Aparício Vianna e Silva foi substituído por Ernesto Guedes, em uma tentativa da direção de recuperar alguns maus resultados. Já nos dias iniciais do trabalho, o novo técnico tinha um desafio pela frente: enfrentar o Inter no aniversário de 10 anos do Beira-Rio. Pois em 1º de abril, o time da Capital até abriu o placar, mas um gol olímpico de Toquinho e um contra-ataque concluído por Valdir Lima deram a virada para o clube de Rio Grande.

É curioso que depois daquela partida, a equipe de Guedes ficou seis jogos sem vencer, e acabou o primeiro turno em 10º lugar. Em compensação, no segundo, barbarizou: em 19 jogos, ganhou 10 e só perdeu dois. Mais uma vez, detonou o Inter. Na penúltima rodada, o Colorado ainda sonhava com o título do returno e mandou Falcão e Mário a Rio Grande de avião. Os dois se recuperavam de lesão e fizeram tratamento até o dia do jogo. Ao ficar sabendo da notícia, o técnico do São Paulo não perdoou:

"Acho um desprestígio aos companheiros deles, que vieram até aqui de ônibus. Ainda mais que perderão", disse. E, de fato, perderam. Com sete reservas, o São Paulo chega à vitória com um gol de titular, Valdir Lima novamente.

No octogonal final, mais uma vitória sobre o Inter: no Aldo Dapuzzo, Toquinho marca aos 40 minutos do primeiro tempo e garante o 1 a 0. A campanha segue acima da expectativa. Ao final do campeonato, o São Paulo-RG termina em quarto lugar, atrás do campeão Grêmio, do vice (e surpreendente) Esportivo e do próprio Inter, terceiro colocado.

Como o Esportivo não tem um estádio apto a receber a Taça de Ouro do Brasileirão, o São Paulo herda a vaga. Mas perde sua estrela: Valdir Lima vai para o Inter (e seria decisivo na final do campeonato, substituindo Falcão contra o Vasco, no Maracanã).

No ano seguinte, Guedes sai e volta ao São Paulo para mais um Brasileirão. Seu jogo mais famoso é o empate em 0 a 0 contra o Flamengo, que seria campeão nacional e que levou a Rio Grande Zico, Adílio, Andrade, Rondinelli, Raul e outras forças de prestígio internacional.


Pouco para enfrentar o São Paulo, cuja base é lembrada até hoje: Sérgio; Paulo Barroco, Luiz Carlos (Carlão), Tadeu e Antonio Carlos (Cláudio Roberto); Motor, Valdir Lima, Astronauta; Toquinho, Letiere e Djair.

Campeonato Nacional - Na presidência de Edemir Ribeiro, devido à excelente campanha do clube no gauchão, realizado no primeiro semestre, O SC São Paulo foi galgado à Copa de Prata, equivalente à atual Série B, mas que classificava para a fase seguinte, chamada de Copa de Ouro. Grêmio foi o campeão, Esportivo vice-campeão, Inter terceiro colocado e o São Paulo o quarto. Portanto, em 1979, o Rubro-Verde foi campeão do Interior do RS.

Com esta classificação, foi adquirido o direito de participar da Copa de Prata, de 1979, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos. Integrando a Chave B, com 10 clubes, a classificação veio com a 5ª colocação. Nesta fase, formou-se o Grupo C, com 8 clubes, onde o São Paulo avançou em 6º, tendo como técnico Ernesto Guedes, e Pedro Pepe como preparador físico. O Inter foi o Campeão Brasileiro deste que foi o último campeonato organizado pelo Confederação Brasileira de Desportos, tendo em vista a criação da Confederação Brasileira de Futebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações