Quando Raul Plasmann, pelo Cruzeiro, estabeleceu o recorde mundial de invencibilidade entre goleiros

Com informações do Superesportes
Foto: Arquivo

Raul Plasmann e sua marca histórica pelo Cruzeiro

Um dos principais ídolos do Cruzeiro, o goleiro Raul Plassmann, que está completando 76 anos neste 27 de setembro, tem uma trajetória de conquistas e feitos históricos alcançados pelo clube. E em 18 de maio de 1969 ele estabeleceu um recorde mundial. Na ocasião, o cruzeirense chegou a 1.016 minutos sem ser vazado, um total de onze partidas. O gol que quebrou a invencibilidade foi marcado por Evanir, do Democrata-SL.

Raul Plassmann relembra com detalhes de quando alcançou o recorde mundial, em 1969. A marca durou até o início de 1971, quando Jorge Reis, do Rio Branco-ES, o superou. O capixaba, atualmente o terceiro na lista de goleiros com maior tempo sem sofrer gol, ficou 1.604 minutos sem ser vazado.

“Cinquenta anos se passaram. Me lembro vagamente do jogo com o Democrata-SL. Foi um gol no segundo tempo, no gol da Lagoa, no Mineirão. O recorde foi muito importante para a época. O futebol era muito ofensivo, todos os placares dilatados. Hoje, o futebol é muito mais de marcação, voltado para o setor defensivo. Na época era muito complicado você chegar a uma marca como essa. Foi bacana. Muito bom. Um momento especial”, declarou, em entrevista ao Superesportes.

O ex-goleiro lembrou também a repercussão que seu feito teve na época. Na ocasião, o jornal Estado de Minas dedicou páginas para noticiar o grande marco de Raul. “O mundo era menor sem internet (risos). Se o recorde fosse hoje seria algo bem maior. Na época não tínhamos internet, sem comunicação rápida e instantânea como se tem hoje. É claro que houve o conhecimento em todo esse globo aqui, mas de uma forma bem amena. Não chegou a ser um acontecimento. Hoje, o recorde tem uma importância, porque a imprensa cobre tudo. Hoje está repercutindo mais que naquela época”, explicou.

Na época, Raul Plassmann ficou onze partidas sem sofrer um gol sequer. O Cruzeiro disputou um amistoso e dez partidas do Campeonato Mineiro. E se engana quem pensa que a Raposa disputou apenas jogos fáceis. Naquela série invicta, o clube celeste superou, por exemplo, os rivais Villa Nova, América e Atlético. O clube alvinegro contava com o faro de gols do atacante Dadá Maravilha. O goleador atleticano terminou o ano com 58 gols, temporada mais artilheira de sua carreira. 

“Isso tudo valoriza mais ainda a conquista, a marca. Isso valoriza sempre. Não foi jogando contra ninguém. Isso coloca um valor muito grande em cima dessa marca. Eu conquistei uma marca que é expressiva, porque os adversários eram bem qualificados. Então, isso valoriza muito o feito”, disse Raul.


De acordo com o Almanaque do Cruzeiro, ao alcançar o recorde mundial, Raul superou o goleiro Roma, do Racing, que ficou 781 minutos sem sofrer gol. O cruzeirense bateu a marca do argentino no dia 11 de maio de 1969, em vitória por 1 a 0 sobre o Democrata-SL, com gol de falta de Zé Carlos.

Recorde atual - Atualmente, o recorde pertence a outro brasileiro, o goleiro Mazaropi, que ficou 1.816 minutos invicto pelo Vasco, de 1977 a 1978. Dentre os jogadores que ainda atuam profissionalmente, a melhor marca também é brazuca. Em 2016, o arqueiro Emerson Santos ficou 1.008 minutos sem ser vazado na campanha do Paysandu na Série B do Campeonato Brasileiro. Hoje, ele defende o Londrina-PR.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações