O início de Fábio Aurélio no São Paulo

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação

Fábio Aurélio começou sua trajetória no São Paulo

Completando 41 anos neste dia 24 de setembro, o lateral Fábio Aurélio foi, quando jogador profissional, um dos laterais esquerdos de maior regularidade que o Brasil exportou para o futebol europeu. Dono de boas qualidades defensivas e ofensivas, o atleta, que nasceu em São Carlos, passou pelo Valência no período áureo do clube no início dos anos 2000 e jogou também pelo Liverpool. Toda essa trajetória de sucesso começou no Morumbi, jogando pelo São Paulo.

Começando bem em torneios regionais na cidade de São Carlos, Fábio foi levado ao Morumbi por um tio, pouco depois de ser chamado para jogar pelo Rio Branco de Americana. Fazendo um teste no Tricolor, passou e acabou entrando para as categorias de base do clube, vivendo a difícil trajetória de jogadores que tem de sair do interior para a cidade grande. Porém, a qualidade de seu futebol fez com que chamasse atenção na base tricolor.

Torcedor do clube, o lateral declarou em entrevista ao SPFC.net que "viveu um dos momentos mais tristes da vida como gandula na derrota na final da Libertadores de 1994". Em 1997 estreou pelos profissionais do time do Morumbi e rapidamente ganhou espaço no clube. No primeiro ano como profissional, ainda com 17 anos, marca um gol na final do Paulistão diante do Corinthians, mas o empate dá o título ao Timão. No ano seguinte, teve participação importante na conquista do título do Campeonato Paulista.


A partir de 1998, entra mais constantemente como titular do Tricolor e em 1999 e 2000 é dono da posição. Era o titular na conquista do título do Campeonato Paulista, em 2000 e também jogou a derrota na final da Copa do Brasil. Foi convocado para a Seleção Brasileira que jogaria os Jogos Olímpicos de Sidney e mesmo com a derrota chamou atenção do Valência, que acabou levando o jogador na metade do ano de 2000.

Fábio Aurélio encerrou sua trajetória pelo Tricolor com, segundo números do portal Ogol, 135 jogos e seis gols. Após as passagens por Valência e Liverpool, jogaria ainda pelo Grêmio antes de encerrar sua trajetória no futebol. Apesar do bom nível apresentado dentro de campo, acabou não conseguindo jogar muito pela Seleção Brasileira, já que concorreu durante muito tempo com Roberto Carlos e depois com Marcelo.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações