O Corinthians campeão do Rio-São Paulo de 1950

Por Lucas Paes
Foto; Aquivo

O time do Corinthians perfilado

Neste dia primeiro de setembro completa 110 anos um dos maiores clubes do Brasil, o Corinthians. O Timão, auto-intitulado o time do povo, dono de enorme torcida e quase uma religião para seus adeptos, conquistou muitos títulos e teve um crescimento absurdo de sua massa de apoiadores num período de fila. Pouco antes dessa fila, em 1950, o Alvinegro do Parque São Jorge conquistou um de seus títulos mais incríveis: O Rio São Paulo de 1950, num torneio que na verdade começou em 1949.

O torneio interestadual que mais tarde daria origem ao Torneio Roberto Gomes Pedrosa ocorreu em 1933 pela primeira vez, mas só teve regularidade a partir de 1950. Naquele ano, disputaram o torneio os quatro times mais conhecidos da capital paulista (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Lusa) e os quatro grandes do Rio de Janeiro (Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo). O torneio foi disputado em pontos corridos, com turno único.

Com uma equipe que tinha, entre outros nomes, os craques Baltazar, Cláudio e Luizinho e o goleiraço Gylmar dos Santos Neves, o Timão estreou no final de dezembro de 1949, no dia 22 de dezembro perdendo de 6 a 2 para o Flamengo, com Cláudio e Luizinho marcando os gols alvinegros em São Januário. A recuperação veio no dia 28 de dezembro, com uma vitória por 4 a 1 sobre o São Paulo no Pacaembu, com gols de Nelsinho e Baltazar, três vezes, com Teixerinha descontando.


Depois desses dois jogos, já em 1950, o alvinegro obteve outra vitória no Derby contra o Palmeiras, num jogaço no Pacaembu que terminou 3 a 2. Luizinho, Cláudio, de pênalti e Baltazar marcaram os gols alvinegros enquanto Washington diminuiu para o Alviverde Imponente com dois gols. O duelo seguinte foi novamente em São Paulo e terminou com uma magra vitória por 2 a 1 sobre o Vasco. De novo, Cláudio e Baltazar marcaram os gols corintianos, com Tesourinha diminuindo. 

A equipe só voltou a jogar fora do estado já no final de janeiro, no dia 28, contra o Fluminense em São Januário, jogo que terminou com mais uma vitória do Corinthians, com gols de Baltazar, duas vezes e Noronha. João Carlos fez o tricolor. No dia 4 de fevereiro, um jogaço contra a Lusa, onde os rubro-verdes poderiam ser campeões caso vencessem, mas que terminou 5 a 3 para o Corinthians, novo líder da competição, com gols de Baltazar, duas vezes, Noronha e Cláudio, batendo pênalti. Nininho, com dois gols e Pinga fizeram para a Lusa. 

Recorte de jornal da época (Foto: reprodução Mundo Esportivo)

No dia 15 de fevereiro, jogando no Pacaembu, o Timão precisaria do empate para sair campeão diante do Botafogo e foi o que aconteceu. Claudinho abriu o placar para os mandantes, mas no finalzinho Otávio empatou. Ao fim do jogo, a festa da conquista foi merecidamente do time do Parque São Jorge, com cinco vitórias, um empate e uma derrota em sete jogos, 20 gols feitos e 15 sofridos. O artilheiro foi o "Cabecinha de Ouro" Baltazar, com 9 gols.

Os jornais da época, centrados no eixo chamaram o Corinthians de "Campeão do Brasil", ignorando completamente a existência de outros estados fora a dupla Rio-SP. Tal distorção seria corrigida aos poucos, com a chegada da Taça Brasil nos anos 1950, mas principalmente pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa em 1967, que depois viraria Taça de Prata (que foi nome do Campeonato Brasileiro em edições posteriores). Independente disso, o titulo foi muito valorizado pelo torcedor corintiano, numa época de ouro para o clube, precedente ao período de maior seca da história alvinegra entre 1954 e 1977.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações