FPF confirma realização do Paulista Feminino Sub-17 2020

Com informações da FPF


A Federação Paulista de Futebol decidiu nesta terça-feira (22) que o Campeonato Paulista Feminino Sub-17 vai acontecer em 2020, mas com algumas mudanças, como menos clubes e datas. As decisões foram tomadas em conjunto por Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, e Ana Lorena Marche, coordenadora de Futebol Feminino da FPF.

Primeiro torneio de base do futebol feminino no Brasil, o Paulista Sub-17 acontece desde 2017 e Ana Lorena falou sobre o papel formador que ele carrega. “É um campeonato muito importante para as atletas. Grandes jogadoras saíram dele para seleções, clubes, jogando no profissional. (O torneio) É fundamental para que a gente continue formando atletas, já que, hoje em dia, ele é o mais importante para isso. Mesmo tendo algumas mudanças no formato, não dá para não ter a disputa. Muitas atletas estão no último ano de base, então precisam aproveitar esse momento”, destacou.

Outro ponto de destacado por Ana Lorena é a possibilidade das meninas treinarem com a mesma faixa etária, evitando uma competitividade precoce com atletas mais velhas e ajudando na evolução das atletas. “Esse campeonato é primordial. Você vê que a menina que passou por essa formação chega muito mais completa, mesmo não sendo ainda o ideal de base. Você já começa a criar etapas de formação, coisa que não tinha há cinco anos. Esse foco é bom para ter treino próprio para a idade e corpo dela, competindo com meninas da mesma idade. Vai dar minutagem de jogo, que é tão importante, chegando mais preparadas no profissional”, avaliou.


Projetando o futuro, Ana Lorena já citou um olhar especial para as categorias de base do futebol feminino, abrindo ainda mais categorias de competição. “Temos sempre que pensar no Paulistão [profissional], mas o olhar para a base vai ser fundamental. A gente já havia pensado no Sub-15, mas não vai conseguir sair esse ano por causa da pandemia, mas já deve acontecer ano que vem. Consolidar cada vez mais o Sub-17 e também olhar ainda mais para o Festival Sub-14, pensando em diminuir a idade sempre, para que cada vez mais meninas tenham a oportunidade de jogar”, disse. 

A FPF ainda vai entrar em contato com os clubes para definir os participantes do torneio, reforçando o rigoroso protocolo de segurança que será seguido. Após confirmação dos times, será enviado para o Centro de Contingenciamento do Governo de São Paulo para que haja a aprovação final do que deverá ser seguidos pelas atletas, clubes e profissionais que trabalharão no torneio.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações