A ótima passagem de Petkovic pelo Estrela Vermelha

Por Lucas Paes
Foto: MN Press

Petkovic em ação pelo Estrela Vermelha

O sérvio Dejan Petkovic, também apelidado de Rambo, é um jogador que ficou muito mais conhecido pelas suas passagens de sucesso no futebol brasileiro. Fluente no português, o "Pet", que completa 48 anos neste dia 10, foi ídolo de Vitória e Flamengo e contou com passagens boas por Fluminense e Vasco. Antes, muito antes de desembarcar na Bahia para jogar pelo Vitória, seu primeiro clube no Brasil, o sérvio teve grande passagem pelo Estrela Vermelha, maior clube da Sérvia, na época ainda Iugoslávia.

Tendo um começo incrível no Radnicki Nis, onde estreou com apenas 16 anos, Petkovic já fez muito jovem fama como um ótimo armador e acabou chamando atenção do Estrela Vermelha, que o adquiriu em 1992. Chegou com a pressão de substituir a "geração de ouro" do clube, que levou o Zvezda ao título europeu em 1991 e fez grandes jogos pela Europa. Aquela equipe tinha nomes do naipe de Pancev, Savicevic, Mihajlovic, entre outros. Já na sua primeira temporada, foi titular e marcou 8 gols em 30 jogos.

Seguiu fazendo boas temporadas pelo clube. Apesar de seu bom desempenho, não conseguiu ajudar a equipe a vencer o campeonato iugoslavo na temporada 1992/1993, mas fez parte do time que venceu a Copa da Iugoslávia naquele ano. Já muito jovem, Petkovic era uma das referências da fanática torcida do Estrela Vermelha, rapidamente se tornando um ídolo do clube.

O título iugoslavo finalmente veio na temporada 1994/1995, que seria a última completa de Pet a serviço do Estrela Vermelha. Neste mesmo biênio, a equipe venceu novamente a Copa da Iugoslávia, o terceiro título de Petkovic pelos Crveno-Beli. Com um futebol cada vez melhor, mostrando-se um grande camisa 10, o "Rambo" despertou interesse do Real Madrid, com quem acabou negociado ao final da temporada 1994/1995.


Teoricamente, ele permaneceria nos alvirrubros de Belgrado por mais um ano, para a disputa da Recopa Européia, mas a eliminação rápida dos sérvios acabou selando sua ida a capital espanhola. Totalizou 132 jogos vestindo o vermelho e branco do Zvezda, marcando um total de 38 gols a serviço do campeão europeu de 1991. Do Real Madrid, onde não conseguiu se firmar, viveu toda a turbulência na carreira que o derrubaria nos braços do Vitória. O resto é história.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações